FERNANDA DE MAMAN / PMMF – FOTO: SECOM GOVERNO SC
Estratégia de saúde reforça as ações de prevenção e busca reduzir internações e casos graves da doença.
A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta semana a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes do município com idade entre 10 e 14 anos. A estimativa é de que aproximadamente 1.328 crianças e adolescentes sejam vacinados no município, e a meta estabelecida é atingir 90% de cobertura com o esquema vacinal completo, composto por duas doses, nesse público. O imunizante disponibilizado é composto pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue, oferecendo ampla proteção contra a doença.
“A vacina é uma ferramenta fundamental para reduzir casos graves, internações e mortes por dengue. Contamos com o apoio dos pais e responsáveis para que levem seus filhos às salas de vacinação e garantam a proteção completa com as duas doses”, explica a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.
A secretária destaca ainda que o município não registrou casos de pacientes positivos para dengue, mas um foco do mosquito já foi identificado neste ano. “No momento, não existe medicamento específico para o tratamento da dengue, sendo a prevenção a principal forma de combate, e a vacinação é uma aliada essencial nesse processo, pois fortalece a proteção individual e coletiva, reduzindo o risco de complicações e ajudando a manter nosso município protegido”, enfatiza.
Atendimento nas salas de vacinação
As salas de vacinação do município fumacense funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, todos os dias, na UBS dos bairros Naspolini, Jussara e na Unidade de Saúde Central. O atendimento ocorre em horário diferenciado nas salas de vacinação das Unidades de Saúde dos bairros Mina Fluorita, às segundas e terças-feiras durante todo o dia; bairro Vila Rica, às quartas-feiras pela manhã; e na unidade do Distrito de Estação Cocal, às quartas-feiras à tarde, além de quintas e sextas-feiras durante todo o dia.
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira (D1) e a segunda dose (D2). A incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com as demais ações de controle e prevenção, tem como objetivo contribuir para a redução da incidência da doença, das hospitalizações e dos óbitos em todo o país.
Sobre a dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os principais sintomas estão febre, dor de cabeça (cefaleia), dores musculares (mialgias), dores nas articulações (artralgias) e dor atrás dos olhos (dor retro-orbital). Também podem ocorrer náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em alguns casos, a doença pode evoluir para formas graves, com manifestações hemorrágicas. Até o momento, não existe medicamento específico para o tratamento da dengue, sendo a prevenção a principal forma de combate.