Saúde

Saúde de Morro da Fumaça está entre as três melhores da Amrec no Previne Brasil

Saúde de Morro da Fumaça está entre as três melhores da Amrec no Previne Brasil
DAIANA CARVALHO / PMMF

Indicador avalia o desempenho das cidades e aponta ranking relacionado a execução de serviços da Atenção Primária.

O município de Morro da Fumaça está entre as três cidades da região carbonífera que apresentaram melhor desempenho no ranking do Indicador Sintético Final (ISF) do programa Previne Brasil, projetado com base nos números referentes ao último quadrimestre de 2023.

Entre os 12 municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC),  a Saúde fumacense ocupa o terceiro lugar, com a nota 9,42. “Estamos muito alegres, trabalhamos muito para que esse resultado pudesse ser alcançado. São números que evidenciam o quanto a equipe tem se esforçado para fazer com que os serviços de saúde cheguem a todos os fumacenses”, comemora a secretária de Saúde, Marijane Felippe.

Idealizado pelo Ministério da Saúde, o Previne Brasil é um mecanismo que visa orientar e estimular os profissionais a promover a ampliação do número de pessoas com acesso aos serviços da Atenção Primária. “Esse resultado destaca a dedicação dos profissionais que atuam na cidade. Com base nos dados apontados pelo sistema de gestão, conseguimos identificar quais são os pontos que precisam de mais atenção e avançamos, intensificando os cuidados nesse sentido”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

O método avaliador considera sete indicadores subdivididos em quatro categorias: Pré-Natal, Mulher, Crianças e Doenças Crônicas. As notas mais altas destacadas para Morro da Fumaça foram conquistadas nos quesitos: Consultas Pré-Natal (80%), Sífilis e HIV Pré-Natal (87%), Saúde Bucal de Gestantes (86%) e Cobertura Vacinal da Poliomielite e Pentavalente (95%).

Considerando o último quadrimestre de 2023, período em que o levantamento avaliou, foram realizados mais de 700 atendimentos de Pré-Natal e mais de 4 mil vacinas no município. “A Administração Municipal tem investido na capacitação e contratação de novos profissionais.  Hoje, todas as unidades contam com um médico prestando atendimento, e em alguns postos temos até dois médicos. Outro ponto que vale destacar é a participação das Agentes Comunitárias de Saúde, além da formação, todas elas receberam um tablet que facilita a atualização dos cadastros e a análise das informações”, esclarece a coordenadora da Atenção Básica, Francine da Soller Teixeira.

Atualmente, a saúde fumacense conta com 10 Unidades Básicas de Saúde – sete delas equipadas com sala de vacina, um Centro de Especialidades, duas Farmácias, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e em breve deve passar a contar com a sétima sala de odontologia, que está em fase de implantação. “Nestes oito anos realizamos investimentos importantes para a melhoria do funcionamento de cada unidade e conseguimos concretizar o sonho de ter o Centro de Especialidades, que permitiu desafogar as UBSs e centralizar diversos atendimentos. Essa conquista é resultado de um conjunto de esforços que estamos colocando em prática”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

No ranking estadual do Previne Brasil, Morro da Fumaça também se apresenta entre os protagonistas, ocupando o primeiro lugar no critério que avalia o atendimento ofertado na área de Saúde Bucal.

Topo