Saúde

Saúde de Morro da Fumaça amplia horário de atendimento da UBS Central

Saúde de Morro da Fumaça amplia horário de atendimento da UBS Central
Daiana Carvalho / PMMF

Serviço atenderá de segunda a sexta-feira das 08 às 12 e das 13 às 20 horas.

Mediante ao aumento do número de casos de doenças respiratórias no município, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça ampliará, a partir desta terça-feira, 2 de abril, o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde Perpétua Zeferino Martins, localizada no Centro. Com a decisão, a UBS passará a atender das 8 às 12 e das 13 às 20 horas.

A medida, conforme a secretária de Saúde, Marijane Felippe, foi adotada com o intuito de facilitar o atendimento médico para a população. “Estamos em um período sazonal do aumento significativo das doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. Com isso, as unidades hospitalares estão super lotadas, principalmente os hospitais infantis, onde possui pronto atendimento pediátrico. Então, por isso, uma das estratégias do município de Morro da Fumaça é ampliar de segunda a sexta o atendimento sem agendamento”, esclarece.

Para a ampliação foi necessário uma reorganização do atual quadro de funcionários e a realização de um novo processo de contratação de novos profissionais efetivos.  “Médico, enfermeiro e técnico estarão à disposição para atender, não só síndromes respiratórias, mas toda a demanda. Entretanto, o objetivo principal desta ação é para o atendimento das crianças e idosos, a gente sabe que muitas vezes os pais vão pegar seus filhos nas creches, nas escolas, após às 5, 6 horas da tarde e lá observam que a criança está febril ou a professora comenta algum ocorrido durante o dia, e as buscas se dão no final do dia. Nosso objetivo principal é evitar que os pais precisem buscar atendimento nos hospitais”, detalha Marijane.

Além do atendimento médico, entrega de medicamentos e realização de curativos, toda quarta-feira a unidade terá a presença de uma vacinadora no local, para a aplicação de vacinas de rotina e das campanhas em andamento. O horário de atendimento estendido seguirá em vigor enquanto houver necessidade.

Topo