Saúde

Saúde de Morro da Fumaça abre novo grupo de apoio para quem deseja parar de fumar

Saúde de Morro da Fumaça abre novo grupo de apoio para quem deseja parar de fumar
FERNANDA DE MAMAN – PMMF / FOTO: FREEPIK

Iniciativa da Secretaria de Saúde fumacense começa em 4 de agosto e está com inscrições abertas até o dia 1º/8.

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça inicia no dia 4 de agosto um novo grupo de apoio para fumantes que desejam abandonar o cigarro. A iniciativa acontecerá no Centro de Convivência da Terceira Idade, com encontros semanais às segundas-feiras, das 18h às 19h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de agosto na Unidade de Saúde Central (ESF Perpétua Zeferino Martins). As turmas contam, em média, com 15 participantes, número que pode variar de acordo com a demanda. O grupo é aberto a fumacenses de todos os bairros do município.

Os encontros serão conduzidos pela enfermeira Taise Fernandes, com o apoio de uma equipe multiprofissional composta por médico, dentista, psicólogo e nutricionista. A metodologia aplicada é baseada na psicoterapia cognitivo-comportamental, com foco na identificação de gatilhos, desenvolvimento de planos de ação personalizados, técnicas de enfrentamento, tarefas semanais e dinâmicas em grupo, além de apoio medicamentoso, quando necessário. Esta é a segunda edição do grupo promovido pela Secretaria de Saúde fumacense na UBS Central, que já realizou encontros semelhantes nos bairros Naspolini e Estação Cocal, dentro de um programa contínuo ao longo do ano.

“Nosso papel é acolher e orientar cada pessoa que deseja parar de fumar, oferecendo um plano individualizado que considere seu histórico, grau de dependência e motivação. O tratamento é feito passo a passo, com acompanhamento e incentivo constantes”, pontua a enfermeira Taise. A profissional explica que cada participante passa por uma avaliação inicial completa, incluindo histórico clínico, teste de dependência à nicotina e definição de um plano de abandono, que pode ser gradual ou abrupto, conforme a necessidade de cada um. Também são disponibilizados, conforme avaliação, adesivos, gomas de nicotina e medicamentos que auxiliam no processo de tratamento da dependência da nicotina.

Após o primeiro mês de encontros semanais, o acompanhamento passa a ser periódico, a cada 15, 30, 60, 90, 180 dias e depois 12 meses. O principal objetivo do grupo é oferecer suporte psicológico, emocional e social, promovendo mudanças de comportamento, desenvolvendo estratégias de enfrentamento e favorecendo a troca de experiências entre os participantes, para que a decisão de parar de fumar seja saudável, segura e duradoura.

A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes, afirma que o combate ao tabagismo é uma prioridade de saúde pública, por estar diretamente relacionado à prevenção de doenças graves como câncer de pulmão, de cabeça e pescoço, doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, entre outras. “O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e um dos responsáveis pela sobrecarga do sistema de saúde. Apoiar os fumantes nesse processo de largar o vício é investir em qualidade de vida e em um futuro mais saudável para todos”.

A gestora destaca que parar de fumar é um desafio que envolve corpo e mente e o objetivo com esses grupos é mostrar que ninguém precisa enfrentar isso sozinho. “Com acompanhamento, o caminho se torna mais leve e as chances de sucesso aumentam muito”, enfatiza.

Para mais informações, os interessados podem procurar diretamente a Unidade de Saúde Central, localizada na Rua Dunelio Zanellato, Centro de Morro da Fumaça, ou entrar em contato pelo telefone e Whatsapp da unidade no (48) 3434-2225.

Topo