Geral

Samae fumacense encerra contratos operacionais e passa a ser 100% autossuficiente

Samae fumacense encerra contratos operacionais e passa a ser 100% autossuficiente
DAIANA CARVALHO / PMMF

Mudança resultará em economia anual significativa ao município.

Após cinco anos de implantação, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça entra para uma nova fase em 2024. Desde 31 de janeiro, o órgão encerrou os contratos de terceirização de serviços que ainda mantinha para a execução de determinadas operações.

Conforme o engenheiro químico e diretor do Samae fumacense, Rogério Sorato a mudança se tornou possível após a alteração da Lei de Criação do Samae, que permitiu a implementação de cargos e a realização dos processos seletivos para contratação de pessoal próprio. “Essa realidade nos dá tranquilidade para fazer novos investimentos e avançar em esgotamento sanitário. Hoje, o aspecto operacional do Samae é 100% autossuficiente”, explica.

Com a medida, a Administração Municipal estima economizar anualmente, aproximadamente, R$ 1 milhão. “Estamos iniciando um novo processo de redução de custos. Com este novo ajuste passaremos a ter o próprio pátio de máquinas e um quadro de funcionários mais eficiente, visto a autonomia que o município passa a ter em relação a gestão dos trabalhos a serem executados”, salienta o prefeito, Agenor Coral.

A economia gerada se tornará uma importante aliada do Governo Municipal no processo de implantação da rede de esgotamento sanitário que será implementada em todo o território fumacense a partir deste semestre. A Administração Municipal trabalha para a obtenção de recursos através do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 3, caso a tentativa não se consolide o projeto será executado com recursos próprios. “É uma ampla rede que irá contemplar as áreas urbana e rural do município e vai trazer inúmeros benefícios à população. No decorrer da obra, serão mais de R$ 70 milhões investidos para a construção de 130 quilômetros de dutos para a coleta de esgoto”, detalha o prefeito interino, Eduardo Sartor Guollo.

Considerando duas novas aquisições realizadas no início deste ano, atualmente, o Samae conta com oito veículos à disposição do serviço: uma retroescavadeira recém adquirida, cinco caminhonetes, um carro de passeio e um furgão cedido pela Prefeitura. O quadro de funcionários foi estruturado com base no Processo Seletivo Nº 001/2023, realizado em dezembro de 2023.

Topo