Geral

Samae completa universalização e todos os moradores de Morro da Fumaça passam a ter acesso a água tratada

Samae completa universalização e todos os moradores de Morro da Fumaça passam a ter acesso a água tratada
Assessoria de Imprensa PMMF

Redes foram montadas para atender até mesmo as residências em locais mais remotos da cidade.

O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Morro da Fumaça (Samae) concluiu as obras de universalização do abastecimento de água tratada na cidade. O trabalho faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que prevê a universalização do abastecimento de água e do atendimento do sistema de esgotamento sanitário até 2031.

Com grande antecedência, o Samae alcançou a meta que tinha como objetivo fornecer o abastecimento de água tratada até para os moradores dos locais mais remotos da cidade. “Essa é uma forma de trazer qualidade de vida para os moradores de Morro da Fumaça. Independente de quão longe o cidadão rural esteja da região central do município, ele não sofrerá com seca e terá o serviço de abastecimento de água disponível quando precisar”, comenta o prefeito, Agenor Coral.

Para garantir a universalização, ao longo dos últimos quatro anos foram investidos R$740 mil para instalar mais de 25 quilômetros (km) de rede nova na cidade. “Existem áreas em que cerca de 4 km de canos foram instalados para atender somente uma residência e isso mostra a importância que cada cidadão tem para o Governo Municipal. Sabemos que, infelizmente, a oferta desse tipo de serviço para moradores de áreas rurais não é disponibilizada em todas as cidades, mas aqui conseguimos nos organizar para que fosse possível e ainda antes do planejado inicialmente”, conta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Após a finalização dessa etapa, a autarquia dá início à universalização do atendimento do sistema de esgotamento sanitário. “O PMSB previa que ambos os serviços, o abastecimento de água e o esgoto sanitário, fossem universalizados simultaneamente, mas optamos por focar os esforços no primeiro e conseguimos entregar o fornecimento de água tratada muito antes do prazo estabelecido no estudo. Agora vamos iniciar os trabalhos do sistema de esgoto para implantar em toda a cidade, visando ainda mais qualidade de vida aos munícipes”, explica o diretor geral do Samae, Rogério Soratto.

O PMSB

Para guiar as ações de saneamento básico, Morro da Fumaça possui o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), documento que, depois de ser elaborado e revisado, foi aprovado pela população em audiência pública. Sua versão mais recente foi apresentada em agosto de 2021, durante uma Audiência Pública Virtual.

A revisão e atualização do plano foi feita por uma equipe técnica multidisciplinar buscando atender as necessidades da comunidade e, assim, melhorar a qualidade de vida dos fumacenses. Por isso, a participação da população foi importante para o planejamento do PMSB.

Nele são estabelecidas as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico no município. Ele define objetivos e metas, diretrizes e estratégias e, também, as ações necessárias de saneamento básico, que é dividido em quatro setores.

O abastecimento de água potável é um dos quatro pilares do PMSB e a universalização do serviço era uma das suas metas. Os outros três eixos do saneamento básico são o sistema de esgoto sanitário, o recolhimento e manejo de resíduos sólidos (lixos) e, por fim, a drenagem e escoamento da água das chuvas na cidade.

Além de trazer estratégias para melhorar os serviços oferecidos atualmente, o plano também considera as projeções de crescimento da cidade. Dessa forma, os investimentos que são feitos agora vão continuar atendendo a demanda do município por um longo período.

O PMSB completo pode ser consultado a qualquer momento no site do Samae (https://samaemf.jtech.com.br/institucional/plano-municipal-de-saneamento-basico-pmsb), assim como as atas das reuniões e a audiência pública.

Topo