Geral

Roteiro dos Grupos Bíblicos em Família já está disponível nas paróquias

Roteiro dos Grupos Bíblicos em Família já está disponível nas paróquias
TIAGO CLEZAR / DIOCESE DE CRICIÚMA

O tempo da Quaresma é proposto pela Igreja para o crescimento espiritual e a conversão, durante o período de 40 dias o povo de Deus, através da oração, do jejum e da caridade, se prepara para celebrar aquela que é a mais importante das solenidades católicas, a Páscoa. Nesse Tempo Litúrgico, são propostas ainda como atitudes a participação dos Grupos Bíblicos em Família como meios essenciais para celebrar e viver a caminhada da fé cristã.

A constituição conciliar Sacrossantum Concilium – sobre a Sagrada Liturgia, orienta colocar “maior realce, tanto na Liturgia como na catequese litúrgica”, a dois aspectos característicos do tempo quaresmal: “a escuta mais frequente da Palavra de Deus e a maior dedicação à oração, para a celebração do mistério pascal”.

Nas suas palavras de apresentação no subsídio oferecido pela Diocese de Criciúma, conhecidos popularmente como ‘livrinhos da quaresma’, Dom Jacinto Inacio Flach, recorda que todos são chamados pelo Senhor a uma profunda conversão e que a Campanha da Fraternidade é um convite a pensar mais no próximo. “É com esta mudança de perspectiva e de olhar, que seremos capazes de tornar a sociedade e a comunidade, lugares de mais solidariedade e fraternidade”.

Disponível em todas as paróquias da Diocese de Criciúma, o roteiro para o tempo da Quaresma e Páscoa será vivenciado também através da Via Sacra, onde cada cristão é convidado a fazer memória do trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz até o Calvário. O material, desenvolvido em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conta ainda com um cartaz, que deve ser fixado na porta dos lares.

Sobre a Campanha da Fraternidade

Há 60 anos, o período da Quaresma no Brasil também é vivenciado em comunhão com a Campanha da Fraternidade que, neste ano, convida a refletir sobre “Fraternidade e Amizade Social”, tendo como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, extraído do Evangelho de Mateus. O tema foi inspirado na encíclica ‘Fratelli tutti’, escrita pelo Papa Francisco, na qual o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.

Topo