Educação

Retorno às aulas é marcado pelo início de novo projeto em Morro da Fumaça

Retorno às aulas é marcado pelo início de novo projeto em Morro da Fumaça
Beatriz Coan / PMMF

“Plante amor por onde você for” guiará as atividades do segundo semestre de 2023.

Na última segunda-feira do mês de julho, os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Morro da Fumaça retornaram às salas de aula para dar início ao segundo semestre do ano letivo. Desta vez, o retorno é marcado pelo “Plante amor por onde você for”, o novo projeto do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Para dar início ao projeto, o primeiro dia de aulas deste semestre contou com uma recepção mais calorosa. “Nosso objetivo com o ‘Plante amor por onde você for’ é trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos nossos alunos, para isso, precisamos que a escola seja um ambiente acolhedor, onde eles se sintam seguros. Nossas equipes se prepararam para estimular esse sentimento no retorno à sala de aula através de abraços, cartazes com mensagens positivas entre outras ações”, revela a secretária da pasta, Greicy Zaccaron.

Além da forma em que os estudantes foram recepcionados, outras atividades ligadas ao novo projeto serão desenvolvidas ainda nesta semana. “Também vamos contar com o apoio dos pais para atingir o objetivo do projeto. Por isso, em duas noites desta semana teremos reuniões com eles, onde vamos apresentar e explicar as etapas do ‘Plante amor por onde você for’. Já na sexta-feira (4), será realizado o ‘Dia D’ que será o início oficial do projeto com os alunos”, explica a secretária.

Nesse dia serão criados o Conselho de Turma, os compromissos de convivência, que serão divididos em três zonas de comportamento, e os Guardiões do Amor, que vão auxiliar no comprometimento com os compromissos estabelecidos. As escolas também vão realizar dinâmicas para estimular a criação de vínculos de amizades entre os alunos.

Com elogio ao novo projeto, o prefeito, Agenor Coral, comenta a volta às aulas em Morro da Fumaça. “Fico feliz em ver nossas crianças e adolescentes retornando para as salas de aula, que é onde elas têm que estar. O interesse dos alunos em estar estudando mostra que o cuidado e incentivo à educação na cidade está funcionando. Esse cenário vai ser ainda mais fortalecido com as ações que a Secretaria de Educação planejou para esse novo e importante projeto”, constata.

O “Plante amor por onde você for” vem após o sucesso do projeto do primeiro semestre, que foi voltado ao empreendedorismo. “Um dos marcos da gestão da Secretaria é incluir nas escolas uma formação complementar para os estudantes. Os dois projetos escolhidos para esse ano, tanto o de empreendedorismo quanto o voltado à inteligência emocional, são importantes para a construção e o desenvolvimento desses nossos futuros cidadãos”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Topo