Geral

Projeto Sanitarista Júnior capacita 58 alunos da Escola Olívio Recco

Projeto Sanitarista Júnior capacita 58 alunos da Escola Olívio Recco
Daiana Carvalho / PMMF / Foto: Otávio Henrique

Iniciativa tem como objetivo gerar conhecimento referente à defesa agropecuária em consonância com a preservação do meio ambiente.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 28, na Escola Olívio Recco de Morro da Fumaça, ocorreu a formatura de 58 alunos que participaram do Projeto Sanitarista Júnior. O programa é um instrumento idealizado pela  Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para, em parceria com escolas públicas e privadas, promover um processo de sensibilização e consciência ambiental.

“Nosso intuito é desenvolver valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania. Entendemos que as crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo”, explica o técnico agrícola, Antônio de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento do projeto no município.

Neste ano, em Morro da Fumaça, o projeto contemplou as três turmas dos 6º anos da  Escola Olívio Recco. “É muito interessante constatar a evolução dos alunos. Muitos deles nasceram e cresceram em áreas urbanas, e proporcionar essa troca de experiências faz parte do processo de aprendizagem dentro e fora da escola. Temos a certeza de que boa parte do conhecimento difundido através do projeto é repassado aos familiares, ampliando o número de beneficiados e estabelecendo um processo transformador em prol do bem comum”, salienta o secretário de Educação, Marcos Silveira.

Durante a execução do projeto, os estudantes participaram de ações internas e de campo voltadas ao trabalho da Cidasc, e desempenharam tarefas relacionadas à defesa sanitária animal, doenças de bovinos, suínos, aves e equinos, sanidade dos animais aquáticos, inspeção de produtos de origem animal, bem-estar animal, sanidade das abelhas, defesa sanitária vegetal, fiscalização do trânsito de vegetais e animais, produção orgânica de alimentos, saúde humana, meio ambiente e a produção agropecuária.

Topo