Redação
Apresentação acontece neste sábado (14) durante a Festa Junina da escola e marca um novo ciclo cultural com o grupo Encantaboi.
A tradição popular catarinense vai ganhar vida e cores neste sábado, dia 14 de junho, durante a Festa Junina da Escola Princesa Isabel, em Morro da Fumaça. A programação terá como destaque a estreia do espetáculo do Boi de Mamão, um projeto que une arte, folclore e educação, promovido pelas professoras Melânia Francisco Madeira Mazzuchello (Arte) e Neusa de Medeiros Almeida Sartor (Língua Portuguesa).
Relançado em 2022, o Projeto Boi de Mamão tem sido um marco na valorização da cultura regional dentro do ambiente escolar. Com o apoio do Projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na Sala de Aula”, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a iniciativa envolve oficinas, pesquisa de campo e estudo das obras do pesquisador Franklin Cascaes. “Depois de tanto trabalho e dedicação, estamos prontos para compartilhar essa tradição com a comunidade escolar e com todos que valorizam o folclore. A ideia é que o projeto continue crescendo e encantando novas gerações”, afirma a professora Melânia Mazzuchello.
O espetáculo deste sábado contará com uma novidade especial, a inclusão de um novo personagem, inspirado na lenda da “Menina que Sumiu”, resgatada pelo aluno João Vitor dos Santos. O enredo promete envolver o público com um toque de mistério e emoção, enquanto marca o início de um novo ciclo de apresentações do grupo Encantaboi, criado a partir do projeto.
Além da exibição, a proposta prevê, para os próximos meses, a incorporação de cantorias ao vivo, intensificando a vivência cultural dos alunos e ampliando o alcance do projeto na comunidade. A concretização da iniciativa foi possível graças ao empenho coletivo de professores, alunos e colaboradores. Destacam-se as contribuições do mestre da cultura popular José Marcondes, o Zé do Boi, e de Maria Tereza Francisco Madeira, responsável pela confecção artesanal das cabeças de tecido e figurinos, ao lado das educadoras.
A apresentação do Boi de Mamão está marcada para as 17h, dentro da programação festiva da escola. A comunidade está convidada a prestigiar este momento especial, que celebra a memória cultural, o talento dos alunos e a força da tradição popular de Santa Catarina.
