Geral

Projeto resgata folclore catarinense com estreia do Boi de Mamão na Escola Princesa Isabel

Projeto resgata folclore catarinense com estreia do Boi de Mamão na Escola Princesa Isabel
Redação

Apresentação acontece neste sábado (14) durante a Festa Junina da escola e marca um novo ciclo cultural com o grupo Encantaboi.

A tradição popular catarinense vai ganhar vida e cores neste sábado, dia 14 de junho, durante a Festa Junina da Escola Princesa Isabel, em Morro da Fumaça. A programação terá como destaque a estreia do espetáculo do Boi de Mamão, um projeto que une arte, folclore e educação, promovido pelas professoras Melânia Francisco Madeira Mazzuchello (Arte) e Neusa de Medeiros Almeida Sartor (Língua Portuguesa).

Relançado em 2022, o Projeto Boi de Mamão tem sido um marco na valorização da cultura regional dentro do ambiente escolar. Com o apoio do Projeto de Extensão “Lendas Urbanas: Cultura Popular na Sala de Aula”, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a iniciativa envolve oficinas, pesquisa de campo e estudo das obras do pesquisador Franklin Cascaes. “Depois de tanto trabalho e dedicação, estamos prontos para compartilhar essa tradição com a comunidade escolar e com todos que valorizam o folclore. A ideia é que o projeto continue crescendo e encantando novas gerações”, afirma a professora Melânia Mazzuchello.

O espetáculo deste sábado contará com uma novidade especial, a inclusão de um novo personagem, inspirado na lenda da “Menina que Sumiu”, resgatada pelo aluno João Vitor dos Santos. O enredo promete envolver o público com um toque de mistério e emoção, enquanto marca o início de um novo ciclo de apresentações do grupo Encantaboi, criado a partir do projeto.

Além da exibição, a proposta prevê, para os próximos meses, a incorporação de cantorias ao vivo, intensificando a vivência cultural dos alunos e ampliando o alcance do projeto na comunidade. A concretização da iniciativa foi possível graças ao empenho coletivo de professores, alunos e colaboradores. Destacam-se as contribuições do mestre da cultura popular José Marcondes, o Zé do Boi, e de Maria Tereza Francisco Madeira, responsável pela confecção artesanal das cabeças de tecido e figurinos, ao lado das educadoras.

A apresentação do Boi de Mamão está marcada para as 17h, dentro da programação festiva da escola. A comunidade está convidada a prestigiar este momento especial, que celebra a memória cultural, o talento dos alunos e a força da tradição popular de Santa Catarina.

Topo