Geral

Projeto fumacense recebe reconhecimento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Projeto fumacense recebe reconhecimento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
DAIANA CARVALHO / PMMF

Município foi destaque em duas categorias: Cidade Empreendedora e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

A Prefeitura de Morro da Fumaça está entre as cidades finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A iniciativa reconhece o esforço desempenhado pelas Administrações Municipais voltado à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Considerando os 160 municípios catarinenses participantes do prêmio, Morro da Fumaça ficou entre os 50 melhor avaliados nos segmentos apreciados. O município recebeu reconhecimento em duas categorias: Cidade Empreendedora e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

“Essa certificação é concedida após a avaliação de um comitê, que verifica o cumprimento de todos os requisitos que o prêmio exige, bem como os auditores independentes, que fiscalizam e verificam a comprovação das prerrogativas do prêmio. É uma certificação que reconhece o cumprindo de todas estas fases para  receber a certificação de Prefeitura Empreendedora no apoio aos pequenos negócios e desenvolvimento do município, bem como na questão de sustentabilidade”, descreve o consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini,

O reconhecimento foi conquistado através do case de sucesso desenvolvido na cidade, que tornou possível a digitalização de todos os documentos ligados à municipalidade. “Nosso município foi pioneiro na implantação de um sistema de digitalização de documentos em uma Prefeitura. Em 2017, o nosso arquivo ocupava três salas para se conseguir manter os papéis armazenados, a localização dos processos era manual e demorada, demandando profissionais específicos para tal função. Com base nisso, buscamos uma alternativa para ampliar a segurança de armazenamento e trazer agilidade nos processos”, detalha o coordenador do Departamento de Tecnologia da Prefeitura, Márcio Martinho.

A migração para o novo modelo ocorreu em 2022 e até 2026 a digitalização de todo o arquivo municipal deve ser concluída. A partir da mudança, todos os novos protocolos e a busca por documentos antigos passaram a ser realizados de forma virtual, por meio do Portal do Cidadão. “Isso trouxe mais agilidade aos processos, desburocratizou diversos trâmites e trouxe mais segurança para o armazenamento e transmissão dos dados. Hoje, por exemplo, é possível abrir uma empresa em menos de 24 horas em Morro da Fumaça”, destaca o coordenador de desenvolvimento econômico e responsável pela Sala do Empreendedor, Henrique Raldi.

A digitalização dos processos da municipalidade é realizada pela empresa OAIS Cloud, por meio do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), que é responsável pelo mesmo processo em grandes instituições financeiras e até mesmo do acervo de documentos do Vaticano. A contratação foi realizada após uma ampla pesquisa de mercado realizada por meio do Departamento de Tecnologia da Informação fumacense, com o intuito de encontrar uma alternativa para o desafio estrutural e melhorar o fluxo interno dos protocolos.

“Essa conquista é mais um dos diversos reconhecimentos que o município alcança após o amplo trabalho que a gestão vem executando pensando no desenvolvimento econômico de Morro da Fumaça. Por meio da parceria com o Sebrae e Sesi/Senai conseguimos implementar diversas ações que nos direcionam para esse caminho. Atualmente, de acordo com o IGMA, o município é o segundo melhor avaliado entre os municípios da região carbonífera e 58° no ranking nacional que avalia os índices de gestão das cidades brasileiras”, ressalta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

O Instituto de Gestão Municipal Aquila (IGMA) é uma instituição britânica de referência em pesquisas responsáveis. A informação acima citada pelo vice-prefeito leva em consideração dados relacionados a Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Topo