Educação

Profissionais da Educação de Morro da Fumaça participam de palestras para qualificar a segurança nas escolas

Profissionais da Educação de Morro da Fumaça participam de palestras para qualificar a segurança nas escolas
Beatriz Coan / PMMF

Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar trataram sobre formas de prevenção e primeiros socorros.

O Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, ofertou nesta sexta-feira (12) aos funcionários da rede municipal de ensino palestras com o objetivo de qualificar a segurança nas escolas. Inicialmente, eles receberam orientações do policial civil Rafael de Abreu, e, em seguida, foi a vez do sub-tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina Renato Bonelli de palestrar.

Para a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron, essa é uma importante maneira de reforçar a segurança nas instituições de ensino. “Com a orientação dos profissionais, nossa equipe passa a ter mais conhecimentos de como agir em situações atípicas, protegendo melhor os nossos estudantes. Sabendo da importância, trouxemos toda equipe escolar para assistir às palestras”, conta.

Entre as idealizadoras da ação está a policial civil de Morro da Fumaça, Luiza Brunato, que convidou Abreu para palestrar no município. “Nosso foco principal, como Polícia Civil, é a prevenção e, após saber que o Rafael estava falando sobre o assunto em uma cidade vizinha, convidei ele para também instruir os moradores daqui”, revela.

Abreu é agente de polícia que compõe o SAER (Serviço Aeropolicial) de Criciúma e decidiu estudar sobre o assunto, após um convite feito por outro município. “Me baseei em estudos norte americanos e trouxe três princípios de como agir em caso de ataques às escolas, fugir, se esconder e confrontar, orientando a forma correta para como agir em cada situação”, explica.

Já Bonelli trouxe outro foco para a conversa com os profissionais da rede de ensino. “Meu foco foi nos primeiros-socorros e como devem agir para tentar estabilizar a vítima, enquanto os bombeiros estão a caminho, evitando que a condição evolua para um caso mais grave”, comenta. Ele trouxe orientações sobre como agir em caso de engasgamento, parada cardiorrespiratória de recém-nascidos, crianças e adultos, queimaduras, hemorragias, convulsões, cuidados com crianças quando, por exemplo, batem a cabeça ou sofrem alguma queda.

Para que toda a equipe pudesse participar, as palestras ocorreram em dois turnos, na parte da manhã e da tarde, tendo a participação de mais de 300 profissionais. A professora Juliana Laurindo da Silva, do Centro de Educação Infantil (CEI) Estação Criança, elogiou a ação e destacou a importância da iniciativa. “As palestras foram ótimas, muito informativas. Tiramos bastante dúvidas que a gente tinha e não sabia para quem perguntar. O Rafael deixou a gente bem amparado, foi muito bom, a gente precisava disso. Mesmo com o vigia na escola, a gente tinha dúvidas de como proceder em algumas situações e essa conversa foi muito importante”, ressalta.

Topo