Educação

Professor Alcides Goulart Filho: Trajetória acadêmica, contribuições significativas, paixão pelo Ensino e pela Pesquisa

Professor Alcides Goulart Filho: Trajetória acadêmica, contribuições significativas, paixão pelo Ensino e pela Pesquisa
ASSESSORIA UNESC

Trajetória de Alcides ganhará novos capítulos como professor do CEIS20 de Coimbra.

O professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, Alcides Goulart Filho, natural de Içara, é um verdadeiro apaixonado pela arte do Ensino e da Pesquisa, herança valiosa de uma família com forte tradição acadêmica que moldou sua vocação desde os primeiros anos de vida.

Com mais de três décadas dedicadas à docência na Unesc, Alcides está prestes a dar um passo significativo em sua carreira, tornando-se professor colaborador do CEIS20 de Coimbra, um centro de estudos interdisciplinares renomado internacionalmente. Sua atuação envolverá atividades presenciais e online, incluindo cursos, orientações e seminários.

“Este convite é motivo de grande orgulho, resultado de um trabalho embasado na confiança e na importância das relações. Amo o que faço, e essa oportunidade é parte de um processo contínuo de construção. Os laços na comunidade científica são fundamentais”, declara o professor, ressaltando que para alcançar seus objetivos é preciso dedicação, disciplina e determinação.

Ele expressa com imensa alegria ter sido o fundador e o primeiro presidente do Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE), ter contribuído como um dos fundadores do curso de Economia e do PPGDS, além de ser coordenador do Programa; mentor e fundador da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC). “Estou orgulhoso da trajetória que percorri. Sempre estive atento a tudo e reconheço a importância das relações para adquirir conhecimento”, diz.

Para o futuro, além de seu compromisso com a Universidade de Coimbra, Alcides já tem planos, incluindo sua participação em um seminário em Nápoles, na Itália, no próximo ano. Ele pretende expandir ainda mais sua contribuição para o PPGDS e fortalecer laços nas relações internacionais.

“A trajetória do professor Alcides Goulart Filho representa longos anos de dedicação de um pesquisador na área de Ciências Sociais Aplicadas, muito dedicado e competente no que faz. O recente convite recebido da Universidade de Coimbra para a participação como pesquisador colaborador significa um importante passo para o fortalecimento da Internacionalização da nossa Unesc. São essas conquistas que materializam evidências de que a nossa universidade figura como a primeira universidade não-estatal catarinense em Internacionalização, segundo o ranking da Folha. Estamos certos de que a presença da Unesc nas universidades estrangeiras será cada vez mais frequente por meio dos nossos pesquisadores e estudantes”, afirma Gisele Coelho Lopes, pró-reitora de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc.

Trajetória de crescimento

Sua jornada acadêmica teve início na graduação em Economia, mantendo um contínuo entusiasmo pelo conhecimento. Desde cedo, demonstrou um profundo envolvimento, destacando-se por sua atenção e paixão por aprendizado, sempre buscando se aprimorar.

Alcides possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Complementou sua formação realizando um pós-doutorado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente, é professor na Unesc, ministrando aulas no curso de Economia e no PPGDS.

Sua dedicação às associações acadêmicas é notável tanto que ocupou a posição de presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE). Presidiu a Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC), e é membro da Sociedade Brasileira de Economia Política, e realiza pesquisas vinculadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), desde 2003.

Além de suas funções docentes, fez parte do comitê organizacional da Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos (AHILA). Seus interesses de pesquisa abrangem temas como História Econômica, História de Empresas e História Econômica Regional, com foco em tópicos como Estado e planejamento, economia regional, história econômica regional, transportes, comunicações, construção naval e marinha mercante.

Participante ativo

Participante ativo em seminários e congressos em diversos países, Alcides desempenha também um papel organizacional nesses eventos. Desde 2007, é membro do Congresso Latino Americano da História Econômica, apresentando propostas de simpósios e participando de eventos em locais como Bariloche, Bogotá, Chile, entre outros, facilitando intercâmbios científicos e contatos institucionais.

“Como ex-coordenador do curso de Economia e participante desde a primeira edição do Programa de Iniciação Científica (PIC), Alcides demonstra um compromisso sólido com a formação acadêmica e a pesquisa. Seus anos de dedicação e sua postura vigilante e ávida por melhorias são evidentes desde os primeiros passos na docência”, complementa a pró-reitora.

“Nas relações internacionais, a confiança é fundamental. Hoje, cultivo relações valiosas. É um processo contínuo de construção”, afirma Alcides.

Paixão

Com uma paixão inesgotável pela área, o professor expande sua expertise para a produção de conteúdo em seu canal no YouTube, originado de seu livro “Caminhos, Estradas e Rodovias em Santa Catarina”. Seu canal reflete essa paixão, explorando a história econômica e a economia de Santa Catarina.

Atuando como divulgador científico, seu canal oferece informações detalhadas, incluindo entrevistas e pesquisas, tornando conceitos complexos acessíveis a todos os interessados.

Atuação

Atuou como professor Visitante na Universitat d’Alacant (Alicante, na Espanha), além de ser professor Visitante na Universidade de Sevilha, na Espanha, e na Universidad Nacional de Entre Ríos, UNER, na Argentina.

Foi também editor da revista ‘História Econômica & História de Empresas’ e atualmente é editor da ‘Revista Catarinense de Economia’. Autor do livro ‘Formação Econômica de Santa Catarina’, ele publicou a 1ª edição em 2002, seguida pela 2ª edição em 2007 e a 3ª edição em 2016 pela Editora da UFSC.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas aos interessados em ingressar em 2024. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser feitas pelo contato (48) 999 150 433.

Topo