Geral

Proerd capacita 280 alunos fumacenses em 2023

Proerd capacita 280 alunos fumacenses em 2023
DAIANA CARVALHO / PMMF

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência transforma vida desde 1998 em Santa Catarina.

Com direito a aplausos e muita emoção, 280 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd), de Morro da Fumaça, receberam os respectivos certificados de conclusão nesta quarta-feira, 8. Realizado no Ginásio de Esportes Jorge Silva, o evento de formatura contou com a presença de autoridades, da comunidade escolar e do mascote Daren, que fez a alegria da garotada.

“O Proerd é mais do que um programa; é um escudo educacional contra as ameaças das drogas e da violência. Ao capacitar nossos jovens com conhecimento e habilidades para resistir a essas influências negativas, estamos investindo não apenas em sua segurança, mas também na construção de uma sociedade mais resiliente e saudável. A parceria entre polícia, escola e comunidade no Proerd reflete o compromisso conjunto de cultivar um ambiente onde a educação é a chave para a prevenção”, disse o secretário de educação, Marcos Silveira ao destacar a importância do projeto.

Presente em Santa Catarina desde 1998, o programa é desenvolvido anualmente em diversos municípios. Em Morro da Fumaça, a primeira turma foi formada em 2001. O projeto consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, com o objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

“A vinda do projeto para a cidade transformou e segue transformando muitas vidas. Os impactos desta iniciativa vão além do âmbito da educação, pois modifica o contexto social onde cada um desses formandos está inserido”, enfatiza o prefeito, Agenor Coral.

O Proerd possibilita às escolas uma alternativa para complementar o projeto pedagógico, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). “É uma parceria que vem dando muito certo e deve permanecer presente em nosso município. Cuidando da formação das nossas crianças estamos construindo um futuro melhor. O fato de estar ocorrendo mais uma formatura do programa, aqui em Morro da Fumaça, é um momento muito especial para toda a comunidade”, enaltece o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Em 2023, as aulas iniciaram no mês de agosto no município, após o período de recesso escolar. O programa foi ministrado pelos sargentos Helder Benincá Viscardi e Emerson Francisco Miyamoto Teixeira em todas as escolas com turmas dos quintos anos da Rede Pública e Privada de Ensino do município.

“Poder ajudar as crianças a tomarem boas decisões durante essa fase de aprendizagem e crescimento é de uma satisfação imensurável. As aulas ministradas de forma lúdica criam memórias positivas e vão refletir no futuro delas. Com uma família saudável teremos uma sociedade saudável, é imprescindível manter as crianças longe das drogas e da violência, ensinar a se protegerem e se cuidar é nossa missão. E os resultados positivos tornam-se cada dia mais gratificantes. O Proerd ajuda a melhorar nossa cidade”, pontua o sargento, Miyamoto.

O programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção, pode-se afirmar que o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças.

Topo