Geral

Presidente do Legislativo e Polícia Militar participam de palestra em confecção de Morro da Fumaça

Presidente do Legislativo e Polícia Militar participam de palestra em confecção de Morro da Fumaça
Samuel Morgenroth Woyciekowski / CMMF

Presidente do Poder Legislativo de Morro da Fumaça, a vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), representando a Câmara de Vereadores e Cabo Maíra representando a Rede Catarina da Polícia Militar do município, falaram sobre combate a violência contra mulher.

A Câmara de Vereadores e a Polícia Militar (PM) de Morro da Fumaça foram convidadas para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) realizada pela Damoly Confecções. O objetivo foi falar sobre violência doméstica contra mulher, em alusão à campanha Agosto Lilás, promovida pelo Poder Legislativo no mês passado. A Presidente do Poder Legislativo de Morro da Fumaça, a vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), representou a Câmara de Vereadores e a Cabo Maíra de Mello Martignago De Luca, representou a Rede Catarina da Polícia Militar do município, para falar sobre combate a violência contra mulher, assunto amplamente debatido na Campanha Agosto Lilás.

Maíra Santos, técnica em segurança do trabalho da empresa, disse que a SIPAT está abordando diversos assuntos de interesse dos colaboradores. “A maior parte dos nossos colaboradores são mulheres e, aproveitando a campanha iniciada pela Câmara de Vereadores em agosto, surgiu a ideia de tratar o assunto de maneira mais aprofundada em nossas palestras, como uma forma de educar e alertar sobre os tipos de violência”, explicou.

A presidente do Legislativo, vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB), abriu as falas na ocasião, explicando sobre a iniciativa da Câmara e também sobre as leis municipais no combate à violência contra mulher que estão em vigor na cidade. “Falamos do Agosto Lilás, mês de prevenção à violência doméstica contra a mulher, e sobre os trabalhos que realizamos no Legislativo, até como uma forma de prestar contas e informar mais ainda sobre o tema, que deve ser abordado o ano todo. Além disso, também falei das leis que estão em vigor no município que tratam sobre o assunto”, disse.

A Policial Cabo Maíra de Mello Martignago De Luca, responsável pela Rede Catarina na cidade, programa institucional da PM/SC, falou sobre os meios que as mulheres têm para buscar ajuda e quais tipos de violência existem. “Foi um momento muito importante, pois muitas mulheres ainda não têm conhecimento sobre os mecanismos da lei e as ferramentas existentes, Lei Maria da Penha e Medida Protetiva de Urgência,  para combater a violência doméstica contra a mulher. Aproveitamos para esclarecer dúvidas das mulheres presentes e detalhar importantes pontos da legislação”, comentou.

Agosto Lilás

A campanha Nacional Agosto Lilás, também foi amplamente trabalhado pela Câmara de Morro da Fumaça para o combate à violência doméstica contra mulher  e tomou proporções estaduais, com apresentação da campanha no Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina (OVM-SC), distribuição de material informativo, palestra com agentes de saúde e orientação nos meios digitais, sobre os tipos de violências, canais para denúncia e meios para identificar e coibir esse tipo de violência.

“A intenção é que as informações levantadas no mês de agosto estejam sempre em alta e disponíveis para as mulheres fumacenses. É uma maneira que a Câmara, como representante dos cidadãos fumacenses, encontrou para informar, debater e esclarecer esse assunto que é delicado, mas precisa ser falado, pela quantidade de ocorrências registradas em nossa cidade. Agradecemos o convite da empresa, através da Maíra Santos, técnica de segurança, e também a participação da Cabo Maíra, da PM, representando a Rede Catarina no município”, finalizou a vereadora Silvana.

Topo