Geral

Presentes no arroz integral, fibras desempenham funções importantes no organismo

Presentes no arroz integral, fibras desempenham funções importantes no organismo
CATARINA BORTOLOTTO / ASSESSORIA DE IMPRENSA

Sendo tradicionalmente conhecida pela saciedade prolongada e por auxiliar na flora intestinal, seu consumo diário traz também outros benefícios ao organismo.

Hoje, muito se fala sobre vida saudável. Ou seja, ter uma rotina em que o consumo de alimentos importantes para o funcionamento do corpo esteja alinhado com a prática constante de exercícios físicos. Tendo isso em mente, o arroz integral – comumente associado às dietas – é um grande aliado daqueles que buscam tal estilo de vida, uma vez que possui algo de extrema valia para o organismo: as fibras.

Por mais que outras versões do grão também contem com a descrição do item na tabela nutricional, na Kiarroz – marca da Fumacense Alimentos –, é a versão integral que detém o número maior de fibras a cada 100g. A causa é o fato do cereal estar em sua forma mais natural possível, fazendo com que não se perca nenhum composto durante os processos de brunimento e polimento.

Tipos e benefícios

Existem dois tipos de fibras presentes nos alimentos, as solúveis e as insolúveis, com benefícios diferentes para o organismo. A primeira, como o próprio nome já diz, são aquelas que se dissolvem facilmente na água e contribuem na promoção da saciedade, ajudam a regular o açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. Já no segundo caso, por não se diluírem, as fibras insolúveis fermentam, auxiliam no trânsito intestinal, além de serem utilizadas como fonte de energia pelas bactérias.

Responsáveis por desempenhar diversos papeis no organismo – de forma direta ou indireta –, normalmente as fibras não passam pelo processo de digestão. “Por mais que nosso corpo não as absorva, elas possuem efeito prebiótico. Ou seja, servem de alimento para que as bactérias boas presentes nos órgãos, principalmente no intestino, consigam desempenhar suas funções”, explica a nutricionista da SaudaBe Group, Victoria Vintecinco.

Uma das características de quem tem uma alimentação rica em fibras está na saciedade prolongada, uma vez que elas auxiliam na criação de uma espécie de gel na parede do estômago. Por isso, em planos alimentares onde o objetivo é o emagrecimento, de acordo com a nutricionista, o arroz integral é o mais indicado. “A quantidade diária de consumo adequado varia conforme cada indivíduo, mas os valores médios estão entre 25g e 30g de fibras por dia”, complementa.

O papel da água no consumo de fibras

O ditado “tudo em excesso faz mal” também se encaixa perfeitamente no mundo nutricional. Nesse sentido, por mais que as fibras sejam importantes, seu consumo em excesso pode desregular a flora intestinal, causando efeito contrário ao desejado. O problema se intensifica quando o indivíduo não bebe a quantidade de água necessária. “As fibras utilizam muito líquido, por isso precisamos alinhar o seu consumo com a proporção de água que ingerimos ao longo do dia”, evidencia Victoria.

Sobre a Kiarroz

Presente em inúmeros estados e comercializada em milhares de pontos de venda em todo o Brasil, a marca Kiarroz é pioneira e a mais antiga da Fumacense Alimentos. Nas últimas cinco décadas, grande parte da trajetória de sucesso da empresa é creditada à marca, que possui renome nacional e, nos últimos anos, foi reconhecida com inúmeras premiações.

Surgindo junto com a empresa em 1970, a marca oferece o arroz na versão polido, parboilizado integral e parboilizada polido. Além disso, a Kiarroz também dispõe de farinhas à base do cereal nas versões tradicional e integral, indicadas para pessoas com intolerância ao glúten.

Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Topo