Geral

Prefeitura de Morro da Fumaça realiza “Dia do Descarte” no paço municipal

Prefeitura de Morro da Fumaça realiza “Dia do Descarte” no paço municipal

Já parou para pensar que no local onde você trabalha há muito material reaproveitável e que não precisa necessariamente ir para o lixo? Ou que pode ser útil a outros setores ou pessoas, necessitando de conserto, ou então, realmente deve ser descartado?

Foi pensando nisso, que o poder público municipal através da Secretaria do Sistema Econômico levou para o paço municipal o “Dia do Descarte”, uma técnica japonesa de limpeza de ambientes profissionais conhecida como Kaisen (melhorar continuamente).

E sexta-feira, (10) foi de organização e limpeza na prefeitura de Morro da Fumaça. Com o engajamento dos funcionários, papéis, materiais, móveis, objetos e equipamentos eletrônicos foram separados e encaminhados para o arquivo morto, alguns reaproveitados, destinados ao conserto, reutilizados por colegas de outros setores, encaminhados para reciclagem e até possíveis doações.

A iniciativa teve o apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUMAF), que buscou inicialmente orientar sobre a conscientização do uso dos recursos disponíveis. O presidente da FUMAF, Natan Felipe Souza explicou a necessidade da redução destes recursos como papéis, energia, água e outros insumos e do reaproveitamento de materiais e equipamentos com o objetivo de diminuir o impacto ambiental.

“Neste primeiro momento o “Dia do Descarte” foi instituído no paço municipal e a ideia é expandir para as secretarias, a garagem da prefeitura e o arquivo público municipal”, disse a Secretaria do Sistema Econômico, Dalvania Cardoso. Na prefeitura, desta data em diante, os papeis serão separados em lixeiras adequadas para reutilização ou reciclagem.

Voltada a manter os objetos e equipamentos estritamente necessários no local de trabalho, tal iniciativa permite a prevenção de acidentes, eliminação de excesso de objetos e consequente liberação e otimização do espaço físico, de forma a valorizar a imagem do local e preservar o meio ambiente.

Assessoria PMMF
Topo