Geral

Prefeitura de Morro da Fumaça adere ao programa “Bem Mais Simples”

Prefeitura de Morro da Fumaça adere ao programa "Bem Mais Simples"

Os prefeitos das três regiões do sul de Santa Catarina (Amrec, Amesc e Amurel) estiveram na tarde desta sexta-feira (15) na cerimônia de apresentação do programa SC Bem Mais Simples, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera. Assinaram o termo de adesão do programa no dia de hoje os municípios de Balneário Arroio do Silva, Criciúma, Jacinto Machado, Morro da Fumaça e Treze de Maio. O programa promete desburocratizar a abertura, fechamento e funcionamento das micro e pequenas empresas.

Os municípios de Cocal do Sul, Siderópolis, Orleans e Içara já assinaram o termo adesão ao programa no mês de junho. Na fala do secretário de Estado da Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, tudo evoluiu, e “é necessário que setor público também evolua”. Hoje o tempo médio para abrir uma empresa ultrapassa os 100 dias, a meta, segundo Chiodini, é que em cinco dias seja possível abrir uma empresa.

O programa prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores. O SC Bem Mais Simples, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), foi instituído pela lei 17.071, sancionada no início desse ano, com o objetivo de diminuir os entraves para aberturas, licenciamentos, alvarás, fechamentos, entre outros processos para empresas de baixa complexidade, ou seja, com atividades que não comprometem a segurança sanitária, ambiental e com baixo potencial poluidor.

“Vemos na simplificação o caminho para fortalecer nossa economia e tenho certeza que será um grande incentivo aos empreendedores em todas as regiões catarinenses”, garante o secretário da SDS Carlos Chiodini.

Antonio Rozeng / Assessoria Amrec
Topo