Política

Prefeito de Morro da Fumaça acompanha desassoreamento em Forquilhinha em busca de solução para o Rio Urussanga

Prefeito de Morro da Fumaça acompanha desassoreamento em Forquilhinha em busca de solução para o Rio Urussanga
EDSON PADOIN / FOTOS: ROMUALDO COSTA – PMMF

Agenda reuniu lideranças regionais para conhecer na prática o método utilizado na retirada de sedimentos do leito do rio.

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, esteve nesta sexta-feira (6) no município de Forquilhinha para acompanhar de perto como estão sendo realizados os trabalhos de desassoreamento do Rio Sangão. A visita integra uma mobilização liderada pelo chefe do Executivo fumacense em busca de soluções para a limpeza e o desassoreamento do Rio Urussanga, uma demanda antiga do município e região.

Durante a agenda, as autoridades percorreram um trecho do rio de barco para observar diretamente como as atividades estão sendo executadas. Em Forquilhinha, o serviço de desassoreamento é realizado com o auxílio de uma máquina anfíbia, equipamento especializado que permite atuar diretamente dentro do leito do rio, retirando sedimentos e melhorando o fluxo da água.

A iniciativa ganha ainda mais força após o lançamento, na última quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), da Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga, criada para encaminhar ações concretas voltadas à recuperação do curso d’água e evitar transtornos recorrentes causados por alagamentos e enchentes. A iniciativa é presidida pelo deputado estadual Rodrigo Minotto.

De acordo com o prefeito Eduardo Sartor Guollo, a visita teve como objetivo conhecer na prática modelos que possam ser aplicados também na bacia do Rio Urussanga. “Viemos até Forquilhinha para entender de perto como funciona o trabalho de desassoreamento. O Rio Urussanga é uma preocupação regional e precisamos unir esforços para encontrar soluções efetivas. Esse exemplo mostra que, com planejamento e parceria entre os municípios e o Estado, é possível avançar”, destacou.

Ainda neste mês, uma reunião será realizada em Morro da Fumaça para discutir os próximos passos e alinhar estratégias entre os municípios envolvidos e as lideranças políticas da região.

A visita contou também com a presença do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Limpeza e Desassoreamento do Rio Urussanga, Rodrigo Minotto, do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do vice-prefeito de Jaguaruna, Henrique Fontana Boaventura, do vereador de Içara Gelson Possamai, do vereador de Criciúma Ademir Honorato, além de representantes dos municípios de Urussanga e Sangão.

Topo