Geral

Prefeito Agenor Coral é eleito novo presidente do Cirsures

Prefeito Agenor Coral é eleito novo presidente do Cirsures
DAIANA CARVALHO / FOTO: LINDOMAR CACIATORE

Prefeito Franqui Salvaro assumiu a vice-presidência. Escolha da nova diretoria ocorreu nesta quinta-feira.

Nesta quinta-feira, 18, ocorreu a primeira assembleia ordinária do ano de 2024 do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Urbanos da Região Sul (Cirsures). Durante o encontro, os representantes dos sete municípios entes federados elegeram a nova diretoria do Consórcio.

O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, assumiu o cargo de presidente do consórcio e o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, incumbiu-se da vice-presidência. “A escolha acontece de forma democrática, equiparando o tempo de gestão aos municípios consorciados. Nosso objetivo é seguir trabalhando para que tenhamos um serviço melhor a cada ano. Entre os principais projetos a serem executados nesta gestão estão: a compra de um terreno fora da área ACP do carvão, a conclusão do projeto da nova área de aterro sanitário e a implantação de novas tecnologias para o tratamento dos resíduos”, detalha o prefeito Noi.

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul é formado pelos Municípios de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga. Atualmente, o serviço tem três principais finalidades: disposição final de resíduos sólidos, coleta seletiva, e produção e aplicação de massa asfáltica.

Entre os anos de 2022 e 2023, o consórcio foi responsável pela disposição e tratamento em aterro sanitário de mais de 40 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos. Através do Programa Intermunicipal de Coleta Seletiva, foram destinadas à reciclagem aproximadamente 2 mil toneladas de material. No mesmo período, por meio do serviço de produção e aplicação de massa asfáltica, foi produzido mais de 23 mil toneladas de asfalto, diminuindo significativamente os custos com pavimentação empregado pelos municípios em recuperação e construção de vias municipais.

Com a nova diretoria eleita, os demais integrantes do consórcio, juntamente ao prefeito de Treviso, Valério Moretti, agora ex-presidente do Cirsures, passam a integrar o conselho da entidade.

Topo