Geral

Postos de identificação não irão emitir RG no decorrer da próxima semana em SC

Postos de identificação não irão emitir RG no decorrer da próxima semana em SC
Daiana Carvalho / PMMF

Medida se faz necessária devido a atualização do sistema de cadastros da Polícia Científica.

A emissão de novas identidades (RG) estará suspensa em diversos municípios de Santa Catarina, incluído Morro da Fumaça, no decorrer da próxima semana. A suspensão temporária se deve à implantação do novo sistema utilizado pelo setor de identificação do Estado.

De acordo com comunicado expedido pelo órgão, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, as agendas nos postos de identificação civil foram bloqueadas a fim de evitar inconsistências durante o processo. “Neste intervalo, apenas algumas unidades selecionadas executarão os cadastros em um ambiente de teste (piloto). Isso é crucial para garantir que o novo sistema esteja funcionando conforme o esperado antes de sua implantação completa”, destaca um trecho do ofício.

A implantação do Sistema B-Cadastros, de acordo com a Polícia Científica, trará  melhorias para os procedimentos de registro e identificação, com o intuito de proporcionar mais eficiência e precisão ao trabalho.

Em função do período de transição, os agendamentos de novos horários para a emissão de identidades, em Morro da Fumaça, serão retomados no dia 6 de novembro. “Tendo em vista o bloqueio da agenda e o ponto facultativo do Dia de Finados, só temos vagas a partir da segunda semana de novembro”, esclarece o oficial administrativo, Rangel de Faveri Serafin, responsável pelo posto de identificação do município.

Serafin alerta ainda para que a população busque o serviço com antecedência a fim de garantir que o documento fique pronto em tempo hábil. “O RG leva aproximadamente 15 dias para ficar pronto, logo começa o período de matrícula e rematrícula, com isso a demanda tende a aumentar. Em média, conseguimos realizar 10 atendimentos por dia, haja vista que atualmente o setor opera em turno único. Além disso, é válido destacar que muitas pessoas têm faltado aos agendamentos. Quem não puder vir, pedimos que avise, para que outra pessoa possa aproveitar aquele horário”, pontua o oficial administrativo.

Atualmente a Carteira de Identidade tem validade de 10 anos para adultos e de 5 anos para crianças e adolescentes. O serviço de emissão de identidade de Morro da Fumaça está alocado junto à sala da Junta Militar do município, situada no prédio Edifício San Valentin. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, mediante agendamento realizado através do WhatsApp (48) 3434-5320.

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A EMISSÃO DE IDENTIDADE (1ª OU 2º VIA)

– Certidão de Nascimento ou Casamento — Original (Em perfeito estado de conservação. Não pode estar rasgada, rasurada, plastificada ou com a escrita comprometida. E tirada no máximo do ano de 2013 pra frente);

– Comprovante de Residência;

– Foto 3×4 (somente para crianças com até 3 anos de idade. A partir dos 4 anos a foto é realizada na hora);

– CPF (ao menos o número);

– Caso queira inserir algum documento, trazer os mesmos em mãos e originais;

– Menor de 16 anos devem estar acompanhado de um responsável legal munido de documento com foto dentro da validade;

– A emissão da 1ª via do documento é gratuita. Para a emissão de 2ª via é cobrado a taxa de R$ 44,79. (Aqueles que forem emitir pela 1ª vez a identidade de acordo com o novo padrão estabelecido no país estão isentos de taxa).

Topo