Geral

Plantação de lavanda e alecrim em Linha Torrens será transformada em produtos cosméticos

Plantação de lavanda e alecrim em Linha Torrens será transformada em produtos cosméticos
Gabriela Recco

O engenheiro químico, Glauber Recco, realizou na última semana a primeira extração do óleo essencial de lavanda dentata e de alecrim na sua propriedade, localizada na comunidade de Linha Torrens, em Morro da Fumaça. No local, são mais de cinco mil pés de lavandas e mil pés de alecrim plantados.

Desde o ano passado, ele vem realizando testes com a plantação de lavanda e alecrim, inclusive, em outras propriedades de agricultores para garantir a quantidade e qualidade dos óleos. Nos testes são avaliados o rendimento das plantas, métodos de extração como temperatura e ciclos de extração, além do equipamento utilizado, que é destilador por arraste à vapor, o consumo de combustível e a viabilidade econômica do processo. “Fizemos vários testes e estão 100% aprovados. Agora é iniciar a produção”, explica o engenheiro químico. Recco ainda conta que nesta primeira colheita a ideia é extrair 10 litros de óleo. “Para extrair 100ml de óleo essencial são em torno de 40 pés de lavanda”.

Os óleos das plantas aromáticas, Lavanda e Alecrim, tem uma larga infinidade de utilização, desde produtos de cosméticos, gastronomia e até uso medicinal. “Estes óleos serão usados, principalmente, em produtos de cosméticos que já estão sendo desenvolvidos. Também vamos lançar um spray home e venda do próprio óleo essencial. A intenção é até novembro lançar”, antecipa

Alecrim & Lavanda Visitação e Óleos

Para o futuro, Glauber Recco antecipa que a ideia é criar um espaço de visitação na lavoura, e incluir na Rota Turística no município. O nome já foi escolhido: Alecrim & Lavanda Visitação e Óleos. “Como chama a atenção pela beleza, o local é procurado por visitantes, books fotográficos e piqueniques. A ideia é criar um espaço para camarim e uma loja de souvenires”, finaliza.

Topo