Geral

Pet Point Animal: veterinária dá dicas sobre tártaro em animais

Pet Point Animal: veterinária dá dicas sobre tártaro em animais

Apesar de muitas vezes passar despercebido pelo dono, os animais têm problemas dentais tão sérios quanto os humanos e precisam de cuidados. A higiene oral de cães e gatos é bastante importante para a saúde do animal. A doença é muito comum e dolorosa.

De acordo com a veterinária do Pet Point Animal, Ana Paula Hofmann, o mau hálito é um dos primeiros sintomas do tártaro, também chamado de cálculo dental. “Este processo inicia-se com o acúmulo de bactérias que aparecem devido resto alimentar e que vão formar uma placa e que podem soltar toxinas irritantes que ocasionam a gengivite. Então, como os animais não tem por hábito a escovação dentária, essa placa vai se acumulando e calcificando”, destaca a veterinária.

Doença não tem cura

Ela ainda explica que com a calcificação dessas placas bacterianas cada vez mais bactérias se aderem, onde acabam afetando os tecidos de suporte do dente e, além de, o animal correr risco de perder os dentes o local da lesão serve como fonte de contaminação para o organismo, onde pode atingir órgãos como o coração, fígado e rins. “A doença periodontal não tem cura, então uma das maneiras mais fáceis de evitar o tártaro é a escovação dental diariamente ou pelo menos três vezes na semana”, pontua.

Além da escovação é aconselhável que seu cão seja levado periodicamente para uma consulta com seu Médico Veterinário para que ele examine as condições dos dentes do pet, realizando uma limpeza de tártaro no cão se for necessário. Esse procedimento é feito com o animal acordado ou levemente sedado.

Já para cães que apresentam um grau mais avançado de tártaro é sugerido que o cão passe por um tratamento periodontal. “Esse procedimento é mais demorado e trabalhoso e precisa que o cão leve anestesia geral. Por isso, é fundamental manter a saúde de seus pets sempre em dia, mantendo seu amigo saudável, feliz e com hálito fresco”, finaliza.

Nova veterinária

Ana Paula Hofmann é a nova veterinária da Pet Point Animal. Formada pela Unibave, de Orleans, ela será a responsável pelo cuidado com os animais de agora em diante. Com especialização em monitoramento de cirurgias, ela diz que durante os estudos se encantou com cães e gatos. Ana Paula atende de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 18h, e nos sábados até o meio dia.

Jornalista Gabriela Recco
Topo