Educação

Palestra com o educador João Carlos de Oliveira marca abertura da Semana Pedagógica fumacense

Palestra com o educador João Carlos de Oliveira marca abertura da Semana Pedagógica fumacense
DAIANA CARVALHO / PMMF

Evento reúne toda a equipe de Educação de Morro da Fumaça e propõe diversas atividades preparatórias para o início do ano letivo.

Com muita alegria e entusiasmo iniciou nesta segunda-feira, 5, a Semana Pedagógica da Educação de Morro da Fumaça. A abertura foi realizada no Centro de Eventos Sonho Dourado com a participação de todos os profissionais ligados à Rede Municipal de Educação. Por meio do Sicoob, o ato contou com a palestra do educador João Carlos de Oliveira, que através de suas colocações motivacionais envolveu todos os participantes, provocando diversas reflexões e muito riso.

O cronograma, organizado anualmente, conforme a secretária de Educação, Greicy Zaccaron, é crucial para estabelecer as bases do ano letivo. “É um momento para aprimorar técnicas, conhecer as novidades educacionais e fortalecer o espírito de equipe. Permite que os educadores alinhem os projetos, compartilhem metas, discutam estratégias e se preparem para receber os alunos da melhor forma possível”, esclarece.

A Educação Básica de Morro da Fumaça é composta por sete escolas e três Centros de Educação Infantil (CEIs), totalizando aproximadamente 3 mil alunos. O encontro reuniu todos os profissionais ligados à rotina escolar dos estudantes, integrando os responsáveis pelo transporte escolar,  zeladoria, professores e direção.

“Discutir a educação permite que os educadores estejam na mesma página, alinhados com as metas e valores da instituição. Essas discussões fornecem espaço para compartilhar ideias inovadoras, abordar desafios antecipadamente e criar um ambiente de aprendizado mais eficaz. É como afinar os instrumentos antes da grande apresentação,com o objetivo de oferecer a melhor experiência educacional possível”, destaca a coordenadora pedagógica, Valdete Guollo Salvan.

No decorrer da semana,  as unidades de ensino irão executar atividades específicas inerentes às suas áreas de atuação de acordo com as etapas de ensino. Entre os temas abordados estão: Metodologia do Ensino de Matemática, Escuta Especializada, Violência Infantojuvenil, Psicomotricidade, Projeto Defesa Civil na Escola, Saúde Mental e uma formação ofertada pela Apae do município para professores que atendem alunos com deficiência. No último dia do evento, será realizada a revisão do Projeto Político Pedagógico, elaborado o Plano de Ação de cada escola, e a apresentação do Guia do Educador e do Projeto de Leitura e Escrita.

Topo