Saúde

Padre Itamar Mazzucco muda hábitos e emagrece 22kg com acompanhamento nutricional

Padre Itamar Mazzucco muda hábitos e emagrece 22kg com acompanhamento nutricional
Gabriela Recco

Depois de resultados de exames, o Pároco procurou acompanhamento para uma reeducação alimentar.

Perder 22kg de gordura em seis meses não é tarefa fácil, ainda mais para alguém acostumado a uma rotina alimentar e sem atividades físicas por muitos anos. O Padre Itamar Mazzucco procurou ajuda de uma nutricionista depois de uma bateria de exames quando descobriu que é diabético. “Isso me deixou um pouco preocupado”, conta ele.

Orientado pelo médico, Padre Itamar precisou procurar uma nutricionista. “Nesta vida são muitas as renúncias que fazemos e nem sempre é fácil. São desafios que temos que enfrentar em alguns momentos da nossa vida. O grande desafio foi renunciar as coisas boas no que se refere a alimentação. Tudo é bom, por isso, também, o exagero. Não tanto as refeições do dia, mas as da noite, onde eu extrapolava um pouco”, comenta o padre.

A dedicação em mudar o estilo de vida chamou a atenção da nutricionista Vanessa Zanatta, responsável pela reorganização alimentar. “A procura por atendimento nutricional foi por conta da glicemia alta, ácido úrico, colesterol, sofria com a gota e a pressão estava se alterando, além do sobrepeso. Depois dessa mudança todos os exames melhoraram, e não sofre mais nem com a gota”, conta Vanessa.

Entre junho e dezembro de 2022 o Padre Itamar Mazzucco perdeu 21,5kg de peso, e ganhou 2,7 kg de músculo, além de perder 20cm de abdômen. “Fiz uma reeducação alimentar, com uma base alimentar mais saudável, na quantidade correta para perda de peso e com alimentos chaves para a melhora das patologias. Ele se comprometeu com o exercício e o resultado não poderia ser melhor. Ver a disposição, a mudança de vida, sem sofrimento, é o que me motiva”, explica a nutricionista.

Desafios e ajuda profissional

A grande dificuldade inicial era saber que não seria fácil perder peso diante do quadro encontrado de saúde. “Procurei a nutricionista Vanessa Zanatta e com todo seu conhecimento e dedicação ela me ajudou com uma dieta a ser seguida para alcançar o objetivo proposto. Algumas coisas a gente não consegue sozinho, a perda de peso foi fruto de todo trabalho dela e o meu empenho e esforço durante estes meses. E desde já minha gratidão a Vanessa”, confessa.

Ele coloca que continua com a vida normalmente, as atividades na paróquia São Roque, mas que conseguiu acrescentar à rotina algo que não fazia: os exercícios físicos. “Além de levar a sério a dieta, eu me propus a meia hora de exercício diário. Ou caminho, ou pedalo meia hora por dia. Não mais que isso, e me auxiliou muito para conquistar o objetivo. A atividade física é muito importante. E essa meia hora de exercício já foi o suficiente para mim”, explica.

“E eu não gostava de fazer, mas quando a gente percebe que a saúde está sendo prejudicada aí nós acordamos. Com 52 anos posso dizer que me sinto ainda mais forte e melhor do que antes do processo de perda de peso”, finaliza.

Saúde é a maior riqueza

Mazzucco conta que é muito comum ouvir nas conversas entre amigos que na segunda-feira “eu começo o regime”. “E não é a segunda-feira, é hoje o dia para a gente se cuidar, se amar, para a gente se reeducar na alimentação. E com certeza a saúde agradece. E a saúde é a maior riqueza que todos nós podemos ter em nossa vida e de modo especial preservá-la também”, coloca o padre.

“Já que a vida é um dom de Deus essa vida também tem que ser cuidada. E a alimentação seria uma maneira de nós cuidarmos deste presente que Deus nos deu. Mas muitas vezes brincamos com nossa vida e com a nossa saúde, extrapolamos. Então, não deixe para amanhã aquilo que pode ser feito hoje”, finaliza.

Topo