Saúde

Outubro Rosa: unidades de saúde com horário estendido em Morro da Fumaça

Outubro Rosa: unidades de saúde com horário estendido em Morro da Fumaça
Daiana Carvalho / PMMF

Estratégia visa ampliar o trabalho de conscientização voltada à promoção da saúde da mulher e a importância da prevenção.

No decorrer de todo o mês de outubro a equipe de Saúde do município de Morro da Fumaça estará engajada em promover um cronograma de ações voltadas à Campanha Outubro Rosa. A estratégia visa levar ao conhecimento da população a importância da prevenção para a promoção da saúde.

A mobilização contemplará todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com horário estendido até as 20 horas, durante determinados dias da semana, e também aos sábados, das 8 às 17 horas sem fechar ao meio-dia. A escala diferenciada, conforme a secretária de saúde, Marijane Felippe, permitirá beneficiar o maior número de pessoas.

“O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. A cada ano este número aumenta, infelizmente. Somente em 2021 foram mais de 18 mil registros, uma estatística que reforça a necessidade de ampliarmos a campanha do Outubro Rosa, oferecendo maior número de exames às mulheres, divulgando informações referentes ao assunto e destacando a importância da prevenção”, pontua.

Além do trabalho nos postos de atendimento, a equipe de saúde também estará realizando visitas a empresas da cidade para realizar ações de conscientização. A primeira visita ocorreu nesta segunda-feira, na empresa Cristal Embalagens. Empresas interessadas em realizar a palestra devem solicitar a visita junto a Secretaria de Saúde do município.

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) as chances de cura do câncer chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início. Entretanto, o diagnóstico precoce no Brasil ainda tem muito a alcançar. Conforme Francine da Soller Teixeira, coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, muitas mulheres ainda identificam a doença tardiamente, o que torna o tratamento mais delicado e com menor chance de cura.

“A informação somada ao diagnóstico precoce são peças chave para a promoção da saúde. Detectar o câncer o mais precocemente possível é fundamental, precisamos avançar neste aspecto”, destaca a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Francine da Soller Teixeira.

Além de orientação e conscientização, a mobilização nas unidades de saúde prevê a realização de consulta médica e odontológica, realização de preventivo, solicitação de mamografia e orientações. Confira a tabela de horário definido para o funcionamento das UBS:

Topo