Geral

Operação Estação Verão reforça segurança nas praias de Jaguaruna com 61 guarda-vidas

Operação Estação Verão reforça segurança nas praias de Jaguaruna com 61 guarda-vidas
REDAÇÃO

Atuação preventiva do Corpo de Bombeiros Militar cobre 37 quilômetros de litoral durante a alta temporada.

A Operação Estação Verão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já está em pleno funcionamento nos litorais catarinenses, com o objetivo de prevenir acidentes e proteger a vida de banhistas e frequentadores das praias. Nos balneários em Jaguaruna, os mais frequentados pelos fumacenses, a ação segue até o dia 22 de fevereiro e reforça a segurança ao longo dos 37 quilômetros de litoral do município.

Ao todo, 61 guarda-vidas estão distribuídos em 16 postos de salvamento estrategicamente posicionados nos principais pontos de concentração de banhistas. Os locais foram definidos a partir de critérios técnicos, levando em conta o histórico de público, as características das correntes marítimas e a facilidade de acesso para atendimento de emergências.

Segundo o subtenente André Martins, comandante do Grupo de Bombeiros Militares (GBM) de Jaguaruna, a principal meta da operação é evitar que situações de risco evoluam para ocorrências graves. “O principal objetivo da operação de guarda-vidas em Jaguaruna é prevenir acidentes e proteger a vida dos banhistas, reduzindo os riscos de afogamentos e garantindo atendimento rápido em situações de perigo no mar”, destacou.

A temporada oficial da Estação Verão ocorre de 15 de dezembro a 22 de fevereiro, mas todos os postos já passaram por uma abertura prévia e estão em funcionamento diário desde sábado, dia 13, das 7h30 às 19h30. Durante esse período, as ocorrências mais comuns envolvem ações preventivas e resgates de banhistas em risco de afogamento, além de atendimentos a queimaduras por águas-vivas, cortes, torções e casos de exaustão provocada pelo sol. “O foco é sempre a prevenção, orientando os banhistas para evitar que situações simples se tornem resgates complexos”, reforçou o subtenente André Martins.

Atuando no Balneário Esplanada, o guarda-vidas Danilo Viana ressalta que grande parte dos acidentes pode ser evitada com cuidados básicos. “A maioria dos afogamentos pode ser evitada com medidas simples de precaução. Nossa missão é garantir que todos voltem para casa em segurança. O mar não perdoa a distração”, alertou.

O Corpo de Bombeiros e os guarda-vidas orientam a população a entrar no mar apenas em locais sinalizados, respeitar as bandeiras de segurança, evitar o uso de boias e colchões infláveis em mar aberto, manter atenção redobrada com crianças e jamais entrar na água após consumir bebida alcoólica. Em caso de dúvidas sobre as condições do mar, a recomendação é sempre procurar os profissionais que atuam nos postos de salvamento.

Topo