Geral

Obras de urbanização do centro de Morro da Fumaça possuem irregularidades

Obras de urbanização do centro de Morro da Fumaça possuem irregularidades

O prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi (PP), reuniu o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas de Morro da Fumaça nesta quinta-feira (16) para analisar o projeto das praças e do calçadão central da cidade e reconhecer as deficiências e potencialidades do trânsito do município.

Segundo o arquiteto e urbanista Eduardo Costa, o estudo das ruas, a mudança de trânsito, a questão de acessibilidade com faixas elevadas e rampas para cadeirantes, rotas diferentes para o trânsito pesado, o planejamento do urbanismo e revitalização das vias foram feitos de forma voluntária pelos profissionais.

De acordo com a arquiteta Gabriela Cechinel, o objetivo do projeto é mudar o conceito de cidade que o município tem. “Os visitantes precisam chegar em Morro da Fumaça e saber onde fica o centro. As pessoas devem saber estacionar nos devidos lugares, conhecer as vias. É necessário aos poucos fazer uma reeducação do trânsito e as mudanças acontecerão gradativamente”.

O trabalho de construção teve início no ano passado e conforme os urbanistas, alterações estão sendo feitas sem seguir o projeto como foi proposto desde o início. Entre elas, as execuções das esquinas que não receberam as faixas de pedestres elevadas, alguns rebaixos de meio-fio que não constam no projeto foram feitos, falta o alargamento do calçamento do salão paroquial e a troca do meio-fio não foi executada.

Adriano Zaboti Pereira que também faz parte do Núcleo, alerta que a licitação foi feita através do projeto apresentado pelo grupo. “Agora é necessário fazer uma fiscalização da obra. Tecnicamente, a nova estrutura será um ganho para a cidade. Devíamos continuar seguindo o que foi proposto e estamos dispostos a orientar no que for preciso”, ressaltou.

O prefeito elogiou o projeto que de acordo com ele, muda a cara da cidade. Sobre as irregularidades e a fiscalização, Noi foi enfático. “Quem me elegeu quer que eu faça a coisa certa e o correto é usar os recursos para resolver a questão da forma como tem que ser tratada, organizar as praças e o calçadão e consequentemente deixar a cidade mais bonita e melhor para se locomover”.

Na ocasião, o núcleo apresentou também um planejamento urbano envolvendo a mudança no sentido das vias e mudanças na praça do ginásio.

Assessoria PMMF
Topo