Geral

Em noite de emoção, 320 estudantes se formam no Proerd em Morro da Fumaça

Em noite de emoção, 320 estudantes se formam no Proerd em Morro da Fumaça
Edson Padoin/PMMF

Cerimônia reuniu familiares, professores, autoridades e policiais militares para celebrar a conclusão do programa de prevenção às drogas e à violência. 

O Ginásio de Esportes Jorge Silva foi palco de muita emoção na noite desta quinta-feira (9), durante a formatura de 320 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Morro da Fumaça. A cerimônia reuniu autoridades municipais, professores, familiares e representantes da Polícia Militar, além da presença do mascote Daren.

Desenvolvido por meio da parceria entre Polícia Militar, escola e família, o Proerd tem como missão capacitar os estudantes com informações e habilidades para que façam escolhas seguras, longe das drogas e da violência. O programa contempla todas as turmas de 5º ano das redes pública e privada do município.

Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Sartor Guollo destacou a importância da iniciativa para a formação das crianças e adolescentes. “O Proerd ensina valores, fortalece o respeito, a responsabilidade e prepara nossas crianças para fazer boas escolhas ao longo da vida. É um programa que une escola, família e Polícia Militar em torno de um mesmo objetivo: construir um futuro melhor para cada estudante. Parabenizo todos os formandos por essa conquista e agradeço a todos que fazem esse trabalho acontecer.”

Já o Sargento Salvato, comandante da Polícia Militar de Morro da Fumaça, ressaltou a trajetória do programa em Santa Catarina e a importância da educação preventiva. “Neste ano, celebramos os 28 anos do programa em Santa Catarina. Ao longo dessa trajetória, mais de 1,9 milhão de alunos já participaram do Proerd, o que significa que um em cada cinco catarinenses vivenciou essa importante experiência de aprendizado e cidadania. Esta noite é um momento para reconhecer o empenho dos estudantes, o apoio das famílias, a dedicação dos professores e o compromisso dos policiais militares instrutores, que, juntos, contribuíram para fortalecer valores, incentivar boas escolhas e promover uma cultura de paz. A cada turma formada, renovamos a convicção de que investir na educação preventiva é investir em um futuro mais seguro, mais consciente e mais humano para toda a sociedade.”

O secretário municipal de Educação, Marcos Silveira de Jesus, salientou que o Proerd integra o processo de formação dos alunos e fortalece a parceria entre os diferentes segmentos da comunidade escolar. “O programa está alinhado ao projeto pedagógico das instituições e contribui para o desenvolvimento dos estudantes, fortalecendo o diálogo entre escola e família. Essa união faz toda a diferença na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.”

Presente em Morro da Fumaça desde 2001, o Proerd segue como uma importante ferramenta de prevenção dentro das escolas, alinhado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Além de abordar a prevenção às drogas e à violência, o programa promove valores como responsabilidade, respeito, autocontrole e cidadania.

Topo