Geral

Museu da Fumacense Alimentos vira sala de aula por um dia

Museu da Fumacense Alimentos vira sala de aula por um dia
Monique Amboni / Assessoria de Imprensa

Estudantes do Bairro da Juventude visitam indústria com base no projeto A União Faz a Vida, para entender processo de desenvolvimento e impactos gerados na sociedade.

Para descobrir a importância que a indústria desempenha no desenvolvimento da sociedade, o Museu da Fumacense Alimentos, localizado na sede da indústria em Morro da Fumaça (SC), abriu as portas para a turma do quarto ano do Bairro da Juventude. A iniciativa integra o projeto ‘A União Faz a Vida’, que tem por objetivo entender o papel da cidadania e da cooperação entre todos. Deste modo, os pequenos puderam aprender um pouco mais sobre a história da empresa e dos processos que envolvem a produção do arroz.

E para melhor apresentar a cadeia produtiva da indústria, os alunos aprenderam de forma participativa por meio da maquete automatizada. Neste estudo, que explora a autonomia das crianças no processo de aprendizagem, os estudantes tiraram dúvidas sobre a pergunta feita em sala de aula: como se desenvolve uma indústria e quais os resultados que ela apresenta para uma comunidade?

Segundo a analista de marketing da Fumacense Alimentos, Jhéssica Marcello Medeiros, o passeio começou com muitas perguntas e olhares curiosos. “Explicamos todo o processo que o grão passa, desde as plantações dos produtores até dentro da indústria, para que chegue empacotado na mesa de diversas famílias. Me sinto muito realizada em termos a oportunidade de passar esse conhecimento e, também, as portas da empresa para a comunidade de um jeito lúdico e educativo”, destaca.

Os pequenos não só descobriram como funciona a cadeia produtiva do cereal, como também degustaram as bebidas da RisoVita, nos sabores banana e maçã, chocolate e morango. Por ser voltada a saudabilidade, além de conhecerem um pouco mais da imensidão de produtos que podem ser feitos a partir do arroz, as crianças também aprenderam sobre a importância dos cuidados na alimentação. “Receber pessoas no nosso Museu é uma grande honra e estamos sempre de portas abertas para a comunidade, principalmente em iniciativas que visam difundir o conhecimento”, ressalta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.

E para finalizar a jornada do saber, os estudantes passaram por um teste quiz com perguntas do conteúdo apresentado, que foi respondido com muita animação. Para a orientadora pedagógica do Bairro da Juventude, Luciane Ricardo, os alunos foram em busca de informações e conhecimento. “Para terem a resposta, a turma fez esta expedição ao Museu da Fumacense Alimentos. E essa visita proporcionou o encontro da escola com a sociedade, fortalecendo a nossa função social. Ou seja, queremos aproximar seus currículos das práticas sociais”, destaca.

Topo