Educação

Município de Morro da Fumaça oferta 80 vagas de capacitação através do projeto Escola Móvel do Senai

Município de Morro da Fumaça oferta 80 vagas de capacitação através do projeto Escola Móvel do Senai
Daiana Carvalho / PMMF

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, aulas estão previstas para ocorrer entre os meses de maio e julho.

Inicia nesta segunda-feira, dia 8, o período de inscrição para participar dos cursos de capacitação ofertados pelo Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio do projeto Escola Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As aulas acontecerão presencialmente nos meses de maio a julho deste ano e cada turma receberá no máximo 20 alunos. Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas, 40 para o curso de Automação Industrial e 40 para a formação em Eletricista Instalador Industrial, com turmas nos períodos vespertino e noturno. Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer na Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, até o dia 26 de abril, com os documentos solicitados.

“Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição. Os critérios de seleção dos candidatos, a relação da documentação necessária e as demais informações sobre o processo estão detalhados no edital de divulgação, disponível no site da Prefeitura”, pontua o prefeito, Agenor Coral.

Com o intuito de estimular o desenvolvimento econômico do município, a parceria com o Senai foi consolidada há três anos no município. Entre 2022 e 2023, a iniciativa foi responsável pela capacitação de 160 profissionais, que foram beneficiados pelos cursos nas áreas de Automação Industrial, Eletricista Instalador Industrial, Programador e Operador de Torno CNC, e Tecnologia Aplicada na Indústria de Plástico.

“A gestão tem como um dos principais pilares fomentar o desenvolvimento econômico do município. Após dialogar com o setor produtivo fumacense, percebemos a necessidade de melhorar o aspecto da qualificação de mão de obra. Em conversa com o Senai, formatamos o programa Desenvolve Morro da Fumaça, que contempla um conjunto de ações voltadas à expansão da cidade”, esclarece o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Morro da Fumaça, por intermédio da Administração Municipal, é pioneira no Estado ao implantar a primeira Escola Móvel de Santa Catarina.

Topo