FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Atividade acontece em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra e promove debate sobre a luta contra o racismo, direitos humanos e valorização da cultura afro-brasileira.
O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promove no dia 6 de novembro a 2ª Jornada da Consciência Negra. Aberto à comunidade, o encontro será realizado na Câmara de Vereadores, no Bairro Esperança, das 13h30 às 16h30, e traz como tema central “Dignidade e Respeito Não Têm Cor”.
A iniciativa integra as ações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e tem como propósito estimular a reflexão sobre o combate ao racismo, a defesa dos direitos humanos, a valorização da cultura afro-brasileira, entre outros temas. “A Jornada da Consciência Negra é um espaço essencial de escuta, diálogo e aprendizado. Nosso objetivo é ampliar a consciência coletiva sobre o respeito e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de cor ou origem”, destaca a coordenadora de Assistência Social fumacense, Saionara de Freitas.
Os palestrantes convidados são Alex Sander da Silva, doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UNESC) e coordenador do Coletivo Chega de Racismo Criciúma; Jorge Miguel Nascimento Guerra, advogado criminalista, mestre em Direitos Humanos, docente de Direito e vice-presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB/SC; e Sissa Moroso, pedagoga, escritora, presidente da Academia de Letras e Artes de Siderópolis e também coordenadora do Coletivo Chega de Racismo.