Saúde

Morro da Fumaça promove a 8ª Conferência Municipal de Saúde nesta semana

Morro da Fumaça promove a 8ª Conferência Municipal de Saúde nesta semana
ÉMERSON JUSTO / PMMF

Evento será realizado na sexta-feira (24), a partir das 13h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque.

A Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça e o Conselho Municipal de Saúde promovem nesta semana a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Tendo como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o encontro é a etapa preparatória para a 9ª Conferência Estadual e a 17ª Nacional. O evento será realizado na sexta-feira (24), a partir das 13h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque.

Segundo a presidente do Conselho, Patrícia Satiro Zanette, a Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos. “O evento é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. Caracteriza-se como um momento ímpar para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade, além de aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas para barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, em especial as que incidem sobre o setor saúde e a necessidade da democratização do Estado”, relata.

O encontro é organizado em quatro eixos, sendo eles: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã será outro dia para todos.

Conforme a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, a 8ª Conferência Municipal terá como objetivo avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviço e de atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. “Quem puder, convido a participar desse momento tão importante, onde discutiremos as políticas públicas para fortalecer nosso SUS. Com a participação da sociedade civil, a saúde ganha força”, enaltece.

Topo