Geral

Morro da Fumaça dá início a mais uma etapa do Programa Cidade Empreendedora

Morro da Fumaça dá início a mais uma etapa do Programa Cidade Empreendedora
Daiana Carvalho / PMMF

Iniciativa tem como objetivo estruturar ecossistema de inovação no município.

Na noite desta segunda-feira, 23, no auditório do Samae de Morro da Fumaça, ocorreu a primeira reunião do Programa Cidade Empreendedora, com a participação de atores locais da sociedade civil. O encontro faz parte de uma série de reuniões que vêm ocorrendo na cidade com o intuito de discutir a estruturação do ecossistema de inovação no município.

“Morro da Fumaça tem muitas potencialidades, entretanto o desenvolvimento precisa ocorrer de forma organizada e integrada. Neste sentido, a Administração Municipal buscou estabelecer parcerias que possam nos ajudar a superar esses desafios e crescer de forma sólida”, destaca o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

O encontro faz parte da estratégia adotada pelo Governo Municipal em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contratado para prestar consultoria ao município e facilitar a consolidação dos projetos idealizados para a cidade. O trabalho iniciou no mês de julho, focado em  identificar as possibilidades existentes para Morro da Fumaça e os potenciais agentes locais.

“Com o intuito de desenvolver o ecossistema do município, realizamos um estudo do contexto de inovação da cidade, isso incluiu a equipe de Governo, bem como entrevistas com atores locais para a inovação e o empreendedorismo em Morro da Fumaça. Com isso, mapeamos pessoas que têm o desejo de empreender e desenvolver a inovação no município. Com base nesses dados, o objetivo agora é estruturar esse grupo e viabilizar as possibilidades”, explica Larissa Helena Rosa, gerente do projeto.

O grupo é constituído por quatro agentes: sociedade civil, instituições privadas, instituições públicas e instituições de ensino. A partir desta etapa, os integrantes têm como foco pensar o desenvolvimento da inovação na cidade e dar encaminhamento a fim de consolidar as ideias propostas.

“Em um esforço comum, todos os setores do município estão engajados em buscar o desenvolvimento da cidade. É um processo contínuo, já avançamos muito com a implantação da Sala do Empreendedor; Em breve vamos estar colocando em prática a aceleradora de MEIs, que, inicialmente, vai beneficiar 100 microempreendedores locais, com o objetivo de  potencializar o desenvolvimento desses negócios.  Tudo é feito pensando na cidade, para a comunidade, a qual nesta nova etapa passa a atuar mais ativamente neste processo”, destaca  Henrique Raldi, coordenador de Desenvolvimento Econômico.

A parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae, em Morro da Fumaça, existe desde 2021. Em junho deste ano, o Governo Municipal optou por renovar o contrato e ampliou o número de serviços. Ao todo, foram selecionados cinco projetos que visam o desenvolvimento da cidade como um todo, envolvendo moradores e a gestão pública.

“Quando pensamos em uma cidade inovadora e empreendedora, precisamos pensar em conjunto, por isso, ampliamos a parceria. Para esse ano selecionamos projetos que integram três eixos fundamentais: Governança, Educação e Cidade de Negócios, que atuam em diferentes frentes”,  pontua o prefeito, Agenor Coral.

Dentre os projetos selecionados na renovação estão os projetos: Aceleradora de MEI, Levantamento de Oportunidades, Gestão Estratégica, Jornada da Governança Inteligente e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Topo