Cultura

Morro da Fumaça ganha espaço para abrigar museu

Morro da Fumaça ganha espaço para abrigar museu
Gabriela Recco

O sonho de um museu em Morro da Fumaça vem de muitos anos para resgatar a história do município. Desde que assumiu o Departamento de Cultura e Turismo, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda, trabalhou para que a iniciativa virasse realidade. O local escolhido para abrigar o espaço fica localizado na Rua Nereu Ramos, no centro, em um antigo moinho de arroz.

“É a realização de um sonho. Tenho certeza de que junto com o povo fumacense vamos construir um belo museu. Afinal, esse projeto é para todos nós. A história da nossa cidade precisa se manter viva, principalmente, para as novas gerações”, destaca Danda.

Além do museu, o local irá abrigar a Olaria das Artes, Escola de Música, além de produzir as decorações natalinas, de Páscoa e outros eventos do departamento de cultura. “O nosso departamento de Cultura e Turismo também está aqui. Como estamos há pouco tempo, estamos organizando todo o espaço. E mais adiante teremos uma consultoria da Unibave”, adianta.

Danda ressalta que cada objeto doado ao museu será feito um inventário. “Vamos registrar tudo com muita responsabilidade e amor. Afinal é a história da nossa cidade. Precisamos de doações que fazem parte da história da cidade. Se alguém tiver algum documento, objeto que foi de um avô, bisavô, enfim, que se identifica com a história de Morro da Fumaça, será muito bem-vindo”, acrescenta.

“Morro da Fumaça e o museu já estão na Rota Turística para que futuramente possamos receber visitas. Além das aulas de músicas e da argila, também queremos fortalecer o artesanato. Temos muitos artesãos talentosos no município. Estamos buscando, através do museu, reviver toda a nossa história”, destaca.

Topo