Colunistas

Morro da Fumaça desperta potencial para o turismo

Morro da Fumaça desperta potencial para o turismo

A Festa de Nossa Senhora do Carmo, em Linha Torrens, no último fim de semana confirmou que Morro da Fumaça tem uma enorme vocação para o turismo. Além da programação religiosa, visitantes de todo o Estado compareceram para apreciar o 1º Festival de Balonismo. A iniciativa da comunidade despertou a atenção e atraiu um público superior as expectativas.

Estamos a menos de um mês do início da maior festa religiosa de Morro da Fumaça. Tradicionalmente realizada em agosto, a comemoração dos santos padroeiros do município São Roque e Nossa Senhora da Glória demonstrou ao longo dos últimos anos o sucesso de participantes, e criou uma marca da cidade: o sonho de São Roque.

Estas iniciativas precisam conscientizar os empreendedores da oportunidade que o turismo tem nos demonstrado. Saímos do turismo religioso e vamos para o esporte com a meia maratona 21k e o cicloturismo. Não esqueçamos do encontro de carros antigos que a cada ano atrai mais curiosos durante a tradicional Maggiofest, outra marca registrada de Morro da Fumaça que retornou de maneira revitalizada e tem batido recorde de público.

O turismo rural poderia ser mais bem aproveitado, mostrando todo o potencial que o município tem nas mais variadas produções, desde queijos, passando pela produção de biscoitos caseiros e chegando até a plantação de flores, como a lavanda. Morro da Fumaça tem, sim, potencial para o turismo, fomentando a economia, gerando emprego na prestação de serviços. É necessário que a cidade enxergue, planeje e construa caminhos para explorar este segmento.

Topo