Saúde

Morro da Fumaça capacita equipe médica para facilitar tratamento de pacientes contra diabetes tipo 2

Morro da Fumaça capacita equipe médica para facilitar tratamento de pacientes contra diabetes tipo 2
Émerson Justo / PMMF

Objetivo é agilizar o processo de solicitação de medicamentos disponibilizado pelo SUS.

Visando agilizar o fornecimento de medicamentos aos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, capacitou toda a equipe médica da rede municipal. A partir da capacitação, os munícipes terão mais facilidade na hora de solicitar os fármacos para o tratamento da doença.

Segundo a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal de Morro da Fumaça, Drielly Silva Florentino, o dapagliflozina é o melhor medicamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença e é fornecido via Estado às pessoas acima de 65 anos. “Fazia anos que o SUS não implementava novos medicamentos para o diabético, esse remédio começou a ser fornecido em 2022 e é excelente para o tratamento contra a diabetes”, ressalta.

“Morro da Fumaça, à frente dos demais, capacitou todo o corpo clínico de médicos, de todas as especialidades, para que tenham pleno conhecimento de como solicitar o medicamento ao Estado. O dapagliflozina não apenas trata a DM2, bem como previne a progressão da doença renal e diversas patologias cardiovasculares. Além disso, o fármaco ajuda o município  economicamente, cuidando dos idosos da melhor forma, prevenindo diversas outras comorbidades”, completa Drielly.

LME Fácil

Conforme a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, os funcionários também foram capacitados a preencherem o Laudo de Medicamentos Especializados (LME) eletronicamente, através da plataforma digital LME Fácil. “A nova ferramenta e a capacitação vão trazer mais facilidade, rapidez e, principalmente, diminuir os possíveis erros de preenchimento. Isso faz com que os pacientes não tenham problemas no processo de solicitação de medicamentos que exigem o preenchimento do LME, além de não precisar ficar indo e voltando nos locais para fazer o pedido”, destaca.

Até então, o paciente ia na Unidade Básica de Saúde (UBS) para fazer a consulta e o médico solicitava o medicamento. Após, ele ia na Farmácia para pegar toda a documentação e explicação do que precisava, então voltava na UBS para o médico fazer o preenchimento do LME e depois ainda retornava para fazer a entrega do documento preenchido na Farmácia. Com a LME Fácil, o médico mesmo ao solicitar o medicamento já preenche o formulário online, imprime, carimba, assina e entrega ao paciente para levar na Farmácia já com tudo pronto, facilitando a vida do cidadão fumacense.

Topo