Saúde

Morro da Fumaça aprimora atendimentos da Atenção Básica à Saúde

Morro da Fumaça aprimora atendimentos da Atenção Básica à Saúde
Beatriz Coan / PMMF

Melhorias estão sendo realizadas através de rodas de conversa entre especialistas de diferentes áreas e as equipes médicas e de enfermagem.

O Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, vem promovendo ao longo dos últimos meses rodas de conversas para aprimorar os atendimentos da Atenção Básica à Saúde. Através de encontros com médicos especialistas de diferentes áreas, equipes médicas e de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são orientadas, tiram dúvidas e trazem mais qualidade aos atendimentos iniciais.

De acordo com a secretária da pasta, Marijane Fellipe, as conversas entre as equipes e os médicos especialistas vêm para trazer mais agilidade. “Atualmente, as consultas com especialistas aqui em Morro da Fumaça possuem um bom fluxo, mas queremos melhorar ainda mais. Com esses encontros, os clínicos gerais conseguem filtrar melhor as situações que podem ser resolvidas nas UBSs mesmo, das que realmente precisam de atendimento especializado”, explica.

O tempo de espera dos pacientes para consultas com especialistas em Morro da Fumaça varia conforme a área médica e se é de competência do Município ou do Estado. “Existem muitas situações em que em pouco tempo o morador já está consultando com especialistas, mas com essa conversa garantimos que, nos casos que o tempo de espera é maior, o paciente já receba uma melhor orientação no primeiro atendimento, feito na sua unidade”, detalha Marijane.

Os encontros vêm acontecendo, aproximadamente, uma vez por mês. “Já reunimos a equipe com ginecologista, pediatra e o próximo já está marcado com ortopedista. Todas os especialistas das rodas são os que atendem aqui no município, então, além de tirar dúvidas e orientar sobre atendimentos, os encontros vêm para que os profissionais se conheçam, saibam como é a demanda e rotina de cada um e, assim, entender o fluxo e funcionamento do sistema municipal de saúde como um todo”, pontua a secretária.

Topo