Geral

Morro da Fumaça vai ganhar Vigário Paroquial em 2017

Morro da Fumaça vai ganhar Vigário Paroquial em 2017

A Paróquia São Roque, de Morro da Fumaça, vai contar a partir de 2017 com um Vigário Paroquial. A vinda do Pe. Carlos Wecki, que desempenhava a mesma função na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, foi anunciada nesta quinta-feira (1) pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

As mudanças foram definidas sob aprovação e orientação do Conselho Diocesano de Presbíteros. A cada seis meses, é comum que a Igreja diocesana realize transferências entre os padres, a fim de suprir as necessidades pastorais pertinentes à realidade de cada paróquia. Pe Carlos Wecki vai trabalhar com o Pároco da Matriz São Roque, Pe Itamar Mazzuco.

Pároco e Vigário Paroquial

O Vigário Paroquial possui obrigação canônica de cooperar com o pároco na solicitude pastoral da paróquia. Ele também possui o mesmo grau da ordem (serem irmãos no ministério presbiteral), que o pároco. A diferença é que o pároco responde juridicamente pela paróquia e por isso pesa sobre ele uma responsabilidade maior, sobretudo quanto à administração dos bens e a prestação de contas. Porém, pastoralmente tanto o pároco como o vigário paroquial partilham da mesma responsabilidade.

Redação Morro da Fumaça Notícias – Foto: Google
Topo