Geral

Morro da Fumaça tem a quinta melhor gestão da Amrec, segundo pesquisa

Morro da Fumaça tem a quinta melhor gestão da Amrec, segundo pesquisa

O município de Morro da Fumaça ficou com avaliação média 0,64 pontos na pesquisa referente ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) realizada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina e divulgado nesta quinta-feira (15). O resultado coloca a cidade como a quinta na Amrec.

De acordo com a estatística, Morro da Fumaça tem índice 0,63 na educação, 0,79 na saúde, 0,39 no planejamento, 0,63 na área fiscal e 0,85 na ambiental. Na dimensão Cidades Protegidas, que avalia o planejamento municipal para a proteção do cidadão frente a possíveis eventos, sinistros e desastres, os fumacenses atingiram 0,75, e em governança o índice é de 0,51.

Na apuração geral, nenhum município catarinense obteve nota A ou B+. As notas entre 0,6 e 0,749 significam grau efetivo de gestão (nota B). Já as notas entre 0,5 e 0,599 evidenciam que estão em fase de adequação (nota C+), e as notas abaixo de 0,5 representam baixo nível de adequação (nota C).

Conforme adiantou o coordenador da implantação do IEGM no Tribunal de Contas de Santa Catarina, auditor fiscal de controle externo Celso Guerini, no começo de 2017 serão aplicados novos questionários para mensurar a qualidade das políticas e atividades executadas pelos 295 municípios no exercício de 2016.

Jornalista João Manoel Neto
Topo