Geral

Morro da Fumaça comemora 55 anos de emancipação com exposições e festival gastronômico

Morro da Fumaça comemora 55 anos de emancipação com exposições e festival gastronômico

Colonizada por imigrantes italianos depois da passagem dos bielo-russos por suas terras, Morro da Fumaça comemora seus 55 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de maio. Durante três dias a cidade estará em festa. A população poderá conferir e participar de várias atrações programadas para 19, 20 e 21 de maio na praça da matriz.

Missa de ação de graças, show pirotécnico, atrações musicais, exposições, baile, feira da agricultura, ações de saúde, corte do bolo de 55 kg e um festival gastronômico esperam pelos fumacenses e visitantes.

Para a diretora de Cultura Danda Pagnan Maragno o aniversário do município é um momento de reunir a comunidade. “Somos uma cidade ainda pequena, mas que deseja muito crescer, ser ainda mais desenvolvida e com esta festa nós resgatamos um pouco da nossa história que nos impulsiona a fazer ainda mais por ela”, ressalta.

Há cerca de 180 km de Florianópolis e com uma população de mais de 17 mil habitantes, a capital do tijolo que também se destaca pela agricultura familiar e produção de vinhos hoje tem como chefe do Executivo o prefeito Agenor Coral, o Noi.

“É o primeiro aniversário da nossa gestão. Espero que nos próximos anos tenhamos muitos motivos para continuar comemorando, com mais saúde, mais empregos, segurança, melhor qualidade de vida e uma cidade mais bonita e cuidada. Nasci e quero continuar neste lugar. Quero me orgulhar de viver em Morro da Fumaça e que as pessoas também sintam este mesmo orgulho”, diz o prefeito.

Exposições

Para contar um pouco das tradições culturais e do desenvolvimento do município haverá exposição do Núcleo de Cerâmica artística da Olaria das Artes que trabalha na criação e confecção de peças artísticas artesanais e também a história das minerações que por muitos anos contribuíram com o desenvolvimento econômico do município.

Festival Gastronômico

A praça de alimentação com a presença dos food truck’s é uma das atrações mais aguardadas. Serão oito caminhões servindo hamburgueres artesanais, churros recheados, crepes e cochinhas doces e salgadas, bolos no copo, hot dogs especiais, milk shake e cervejas artesanais. Ainda na parte de alimentação, a agricultura familiar estará com feira de pães, bolachas, doces e salgados.

 

Programação

19/05 – Sexta-feira

20h – Abertura oficial com a presença de autoridades municipais e regionais;

20h20 – Show pirotécnico;

20:30 – Abertura da praça de food truck’s;

21h – Show musical com Diego Damázio.

 

20/05 Sábado

9h – Abertura das tendas de exposições

– Exposição Olaria das Artes;

– Feira da agricultura familiar;

– Escola Profissional.

9h30 – Missa de Ação de Graças celebrada pelo Padre Itamar Mazzuco e o vigário Carlos Wecki;

11h – Abertura da praça de food truck’s;

15h – Brinde a Morro da Fumaça com corte de bolo de 55kg e apresentação do coral italiano Va Pensiero;

15h30 – Baile da saudade com Genésio Geremias;

19h30 – Show musical com Biel e Kadu.

 

21/05 – Domingo

10h Abertura da praça de food truck’s;

19h30 – Show musical com Edu e Léo.

Assessoria Prefeitura MF
Topo