Geral

Missa celebra despedida da imagem de Madre Tereza de Jesus da casa de Bigode

Missa celebra despedida da imagem de Madre Tereza de Jesus da casa de Bigode
GABRIELA RECCO

A última missa diante da imagem de Madre Teresa de Jesus, no bairro De Costa, em Morro da Fumaça, foi realizada na tarde deste domingo (19). A imagem da santa foi feita pelo saudoso Valdemar Durval da Silva, o Bigode. “O Bigode era devoto e se tornou missionário da Madre depois que a esposa dele, Otilia Maccari, a Tile, recebeu um milagre intercedido pela Madre Teresa de Jesus. Ela foi curada de um câncer no útero”, conta a sobrinha de Dona Tile, Irmã Anselma Biff.

Diante da cura, Maria Otilia Gabriel, neta do casal, conta que Bigode fez uma promessa que era fazer uma imagem da santa e colocar em sua residência. “Desde 1985 ele fez a promessa de todo dia 17 de novembro iria fazer uma novena em honra a Madre Teresa de Jesus em sua residência. Por ali, passaram muitas pessoas que receberam graças. É uma história muito bonita de vida, de fé e de amor”, completa Otilia.

“O Bigode e a Tile chegaram a ir para Roma participar da sua beatificação. Ele fez a novena todos os anos até sua morte”, conta Irmã Anselma. Em 17 de novembro de 1985, o casal esteve diante do Papa João Paulo II e recebeu a santa comunhão das suas mãos. 32 países do mundo estavam presentes naquele dia festivo.

Depois da morte de Bigode, há quatro anos, a sua residência será vendida e a imagem de Madre Teresa de Jesus será retirada do local. “Além dela outras duas imagens, a de Jesus Cristo e a Nona Perpétua Zeferino Martins irão para o museu que será inaugurado na cidade”, explica a neta.

De acordo com a Irmã Anselma, o município vizinho de Cocal do Sul conta com muitos missionários da Madre. “O padre Giovani abraçou esta causa e está fazendo uma gruta especialmente para Madre Teresa de Jesus. Lá ela continuará sendo venerada e quem é devoto vai continuar fazendo suas orações e por que não, na busca de outros milagres”, conta. Assim que a gruta for finalizada será feito a transladação da imagem.

Topo