Geral

Mina Fluorita abre programação da festa da padroeira com homenagem aos mineiros

Mina Fluorita abre programação da festa da padroeira com homenagem aos mineiros
Gabriela Recco / Fotos: Camila Ghizone

Com uma linda homenagem aos Mineiros e ao primeiro Grupo de Jovens, a comunidade de Mina Fluorita, no Distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, abriu neste domingo (1º) a programação da Festa em Honra a Nossa Senhora Aparecida com a celebração da primeira novena da festa que será realizada nos dias 11 e 12 de outubro.

No passado, a comunidade de Mina Fluorita se tornou uma potência internacional, exportando a pedra fluorita para países como Estados Unidos, União Soviética, Austrália e Japão.

“Procuramos resgatar dois grupos importantes, os mineiros e o grupo de jovens. A mineração de fluorita teve uma influência muito grande na comunidade, e os jovens que há 40 anos tomaram a iniciativa de organizar a construção da Capela Nossa Senhora Aparecida”, destaca Padre Marcos Rech.

A moradora da comunidade, Amanda Brunelli, foi uma das organizadoras da celebração e do resgate histórico dos mineiros. “Quando comecei a pesquisar sobre o grupo de jovens, a história se entrelaçou com a história da mineração da comunidade. E a partir daí juntamos as histórias e resolvemos homenagear a todos. Foi um momento muito lindo, marcante e de muita emoção. Os mineiros aposentados se reencontraram depois de tanto tempo e foi muito bonito”, conta.

A programação da festa segue no dia 11, a partir das 19h, com a transladação da imagem de Nossa Senhora Aparecida saindo da casa do senhor João Rosa, no Rio Comprudente, até a igreja em Mina Fluorita. No domingo, às 10h, acontece a Santa Missa e Consagração à Nossa Senhora Aparecida e logo após almoço festivo no salão de festas. A programação ainda contará com show, coroação das candidatas a rainha 2023 e sorteio de rifas.

Topo