Educação

Medicina Unesc: graduação oferece estrutura referência no país

Medicina Unesc: graduação oferece estrutura referência no país
ASSESSORIA UNESC

Universidade possui, por exemplo, o único Laboratório de Realidade Mista do Brasil.

Infraestrutura de excelência composta por modernos laboratórios, com ênfase ao ensino prático e professores altamente qualificados. Estes são apenas dois dos muitos motivos que fazem o curso de Medicina da Unesc ser um dos melhores do país.

Entre os diferenciais que atraem estudantes que chegam de todos os estados brasileiros estão espaços específicos para aprendizados sobre anatomia, fisiologia, microbiologia, farmacologia, técnica operatória e habilidades médicas; Centro de Simulação Realística, credenciado pela American Heart Association e o Laboratório de Realidade Mista com tecnologia de ponta, sendo o único do Brasil, que começará a sua operação no primeiro semestre de 2023.

“Nós fomos uma das primeiras 10 escolas médicas do Brasil a receber o Certificado de Acreditação pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), uma ação conjunta do  Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Desde 2000, a Unesc já formou cerca de 900 médicos que estão inseridos no setor de saúde de Santa Catarina e de outros estados brasileiros, contribuindo substancialmente com a saúde pública e privada da região e do Brasil”, relata a coordenadora, Maria Inês da Rosa.

O corpo docente da graduação conta com 240 professores especialistas, mestres, doutores e pesquisadores com experiência no exterior como na UT Health Medical School, dos Estados Unidos; Harvard e no Instituto Pasteur, da França.

O curso de Medicina da Unesc possibilita ainda que os alunos participem da Iniciação Científica nos laboratórios altamente especializados do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), que é nota 7 na Capes, além do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL).

Aprendendo na prática

Agregando a qualidade da experiência acadêmica, o curso tem parcerias com hospitais e instituições de saúde do país e no exterior, possibilitando estágios e intercâmbios em instituições como o hospital Garcia da Orta, na região de Lisboa, e com a Universidade do Texas.

“Contamos com vários cenários de prática. Os alunos estão inseridos na rede básica de saúde desde o segundo semestre em Estratégias de Saúde da Família (ESFs), da Rede Municipal de Saúde de Criciúma e região. Nas Clínicas Integradas da Unesc, os acadêmicos realizam atendimentos práticos nas várias especialidades desde a quinta fase. Ainda temos atividades práticas no Hospital São José, Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Hospital São Donato, Asilo São Vicente, Apae, Bairro da Juventude, entre outros”, destaca a coordenadora.

Formas de ingresso

Os interessados podem ingressar na Medicina da Unesc por meio de vestibular, Prouni e transferência (extravestibular). Ainda há os processos seletivos (provas cognitivas) por meio de editais lançados quando existem vagas ociosas, sendo possível receber alunos de outros cursos de Medicina do território brasileiro por transferência, havendo vagas por meio de edital próprio e prova de seleção.

Portas abertas

Para este semestre não há mais vagas para o curso de Medicina, mas opções não faltam na Unesc. Os interessados em ingressar em um dos cursos mais de 50 cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Conheça alguns motivos pelos quais escolher o curso de Medicina da Unesc:

  • Conceito máximo do MEC;
  • Uso da metodologia ativas  (Aprendizagem Baseada em Problemas);
  • Curso com acreditação pelo sistema de Acreditação de Escolas Médicas Brasileiras (Saeme-CFM);
  • Único Laboratório de Realidade Mista com tecnologia de ponta do país. Local oferece capacitação em Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), Pediatric Advanced Life Support (PALS) e  Basic Life Support (BLS);
  • Centro de Simulação Realística reconhecido pela American Heart Association (AHA), importante associação norte-americana, que reconheceu a estrutura da Unesc com o selo de excelência para desenvolver o ensino da saúde;
  • Forte inserção social com alunos inseridos nas comunidades e Estratégias de Saúde da Família (ESFs);
  • Residências Médicas próprias da Unesc em  Medicina de  Família  e Comunidade, Residência Médica em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia, além de seis residências em diversas especialidades ofertadas no Hospital São José, de Criciúma.
Topo