Geral

Mediante pausa nas chuvas, obra de reabilitação da Avenida Inocente Pagnan avança

Mediante pausa nas chuvas, obra de reabilitação da Avenida Inocente Pagnan avança

Daiana Carvalho / PMMF

Com a pavimentação e implantação de ciclofaixa, via será extensão do Parque Linear que será construído às margens da ferrovia na área central de Morro da Fumaça.

A importante obra em execução na Avenida Inocente Pagnan, que liga os bairros Centro e Ibirapuera, é a precursora de diversas obras que irão transformar a região central de Morro da Fumaça. Iniciada no segundo semestre de 2023, o investimento marca o começo da implantação da ciclofaixa que deve cortar as principais vias do município.

Atualmente, a equipe responsável pela obra evolui a fase de compactação do aterro para a construção da ciclofaixa. Em breve, após vencida esta etapa, será realizada a imprimação do trecho para posterior aplicação da capa asfáltica. “Felizmente tivemos uma pausa nas chuvas e os trabalhos voltaram a ser intensificados. Com isso, os avanços devem ser mais significativos dentro dos próximos dias. A consolidação deste projeto é de fundamental importância para a transformação almejada pela Administração Municipal para a região que é o coração da cidade”, detalha o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.

O projeto contempla a extensão de aproximadamente um quilômetro de pavimentação, em ambos os lados da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), com a implantação de ciclofaixa. Dentro dos próximos meses, após o início da execução dos projetos de implantação do Parque Linear e de pavimentação da rua Silvio Sartor, as obras serão interligadas, formando uma ampla área pavimentada e requalificada. “Nosso objetivo é ampliar o número de ruas asfaltadas no município e, somado a isso, implementar melhorias significativas para a mobilidade e a qualidade de vida de toda a população”, destaca o prefeito, Agenor Coral.

O Parque Linear, além de se conectar com a avenida Inocente Pagnan, contempla a área urbana entre o Ginásio de Esportes Jorge Silva, a Prefeitura de Morro da Fumaça e a Escola de Educação Básica Princesa Isabel e o perímetro interligado pelas vias: Celeste Recco, Prefeito Virgínio Maccari,  XV de Novembro e Ítalo Primo Naspolini. “Com a concretização dessas intervenções, a população irá desfrutar de um espaço com área de lazer, ciclofaixa, acessibilidade, equipamentos públicos e mobiliários urbanos, algo pensado para dar uma nova cara ao Centro da cidade, mas sobretudo, mais bem-estar aos fumacenses”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

 O início da construção do Parque Linear está previsto para ocorrer ainda neste semestre, após a execução do processo licitatório. No momento, o município aguarda a aprovação final do projeto junto ao  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As melhorias em andamento na Avenida Inocente Pagnan devem ser concluídas no decorrer do primeiro semestre deste ano.

Topo