Jogos

Mãos do poker, o que jogar do UTG e do Button

Mãos do poker, o que jogar do UTG e do Button

O poker é um jogo de estratégia em que a chave do sucesso passa por diversos pontos: prática, controle de bankroll, estudo, disciplina etc. Dentro da estratégia, um dos pontos mais importantes é o pré-flop, quando você escolhe com quais mãos jogar. Uma jogada de poker é construída a partir do pré-flop, passando pelo flop, turn e river. Em uma analogia com uma construção, o pré-flop seria a base de um prédio, sua fundação.

Se constrói a base errada ou com um material muito ruim, as chances de o prédio desabar no futuro são grandes. O mesmo acontece no poker, um pré-flop sólido garante decisões mais fáceis nas streets posteriores. Lembre-se que existem mãos do poker que são muito poderosas e que você pode jogar de qualquer posição, mas existem outras que só devem ser jogadas em situações específicas.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as mãos do poker que você deve jogar de duas  posições muito importantes no início do torneio. A estratégia é para quando você e seus adversários possuem 100 big blinds ou mais no stack. Para isso, vamos considerar uma mesa com oito jogadores.

Under The Gun (UTG)

O UTG é a primeira posição a agir no pré-flop, fica imediatamente à esquerda do Big Blind (BB). Do UTG, você vai jogar o menor número de mãos, isso porque existem mais sete pessoas para falar depois de você, então a chance de alguém ter uma mão forte é grande, uma vez que você vai aumentar contra 14 cartas.

No geral, devemos jogar cerca de 16,5% das mãos do UTG. Para usar uma estratégia simplificada, vamos usar uma frequência de 0% ou 100% Por exemplo, a estratégia ótima (GTO), determina que você deve desistir de A-10 de naipes de diferentes 75% do UTG e dar raise 25% das vezes, aqui vamos considerar que esse A-10 será 100% de fold. Então, as mãos que deveríamos abrir do UTG seriam: 

 

Mãos do poker, o que jogar do UTG e do Button

As mãos que estão parcialmente em vermelho devem ser jogadas fora, com exceção dos pares. Assim a nomenclatura do nosso range de mãos do UTG seria: 22+, AJo+, 22+, A4s+, K9s+, Q9s+, J9s+, T8s+.

Button (BTN)

O Button é a melhor posição da mesa e é de onde vamos jogar o maior número de mãos possíveis. As mãos de poker no BTN tem um força relativa maior. Primeiro, quando todos desistem até você, só restam mais dois jogadores para falar, que juntos possuem quatro cartas, ou seja, a chance de eles terem um jogo forte é muito menor. Segundo, ao ser o último a agir, você pode analisar os movimentos do adversário antes de tomar uma decisão.

DO BTN, quando a mesa rodar em fold, você pode abrir cerca de 56% das mãos que recebe:

Mãos do poker, o que jogar do UTG e do Button
Que seria representado por: 22+, A2s+, T3s+, 95s+, 84s+, 74s+, 63s+, 53s+, 43s, K5o+, Q7o+, J8o+, T7o+, 97o+. 87o+.

Claro que é importante entender as mãos do poker também para as outras posições, mas este texto serve apenas para você entender porque há uma diferença gritante entre as mãos que você vai dar raise da primeira posição da última. Esse pequeno guia não deve ser seguido à risca, lembrando que ao escolher uma mão do poker para jogar, fatores como tipo de adversários e stacks efetivos são importantíssimos, mais do que qualquer tabela.

Topo