Educação

Maio Roxo: Unesc promove ações de conscientização sobre a Fibromialgia

Maio Roxo: Unesc promove ações de conscientização sobre a Fibromialgia
ASSESSORIA UNESC

A primeira atividade será realizada nesta quarta-feira (8/05) e posteriormente no sábado (11/05) na praça Nereu Ramos, em Criciúma, e na praça da Igreja Matriz, em Içara.

A Unesc vai realizar uma série de atividades neste mês em alusão ao Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, celebrado em 12 de maio. Essas iniciativas têm como objetivo informar e conscientizar a população sobre a fibromialgia, uma condição que afeta principalmente mulheres e é caracterizada por dor crônica, fadiga e uma série de outros sintomas físicos e psicológicos.

A ação inclui orientações, palestras e práticas multidisciplinares voltadas para a conscientização e enfrentamento da fibromialgia. A intenção é reduzir a discriminação e o preconceito enfrentados pelas pessoas que sofrem com essa condição, muitas vezes invisível, mas que tem um impacto significativo em na qualidade de vida e no convívio social das pessoas acometidas.

As atividades serão realizadas até o dia 24 de maio e são organizadas pelas Clínicas Integradas da Unesc, juntamente do Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia (Amasf) e a Residência Multiprofissional da Instituição.

A primeira ação está agendada para esta quarta-feira (8/05) quando a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, participará de Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com o tema: “As dificuldades enfrentadas por portadores de Fibromialgia”.

Já no sábado (11/05), nas praças Nereu Ramos, em Criciúma, e da Igreja Matriz, em Içara, das 8h às 12h, profissionais da Unesc e membros da Associação de Fibromialgia estarão presentes para fornecer orientações sobre a condição, educação em saúde e práticas multidisciplinares.

“Mais um projeto da nossa Universidade Comunitária que promove formação de excelência, cuida das pessoas e proporciona o aprendizado pela experiência, na prática, no mundo real, onde se pode transferir o que se ensina e aprende a todas as pessoas. Esse trabalho lindo acolhe e alivia a dor”, enfatizou a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

A coordenadora das Clínicas Integradas, ressalta que o Amasf se tornou uma referência para profissionais não apenas do estado de Santa Catarina, mas também de outras regiões do país. “Essas ações representam mais um exemplo do compromisso da Unesc em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, oferecendo atendimento de excelência e contribuindo para a conscientização sobre condições de saúde importantes como a fibromialgia”, acrescentou Carine.

Atendimento

O Amasf, localizado anexo às Clínicas Integradas da Universidade, oferece atendimento multiprofissional gratuito em sete áreas da saúde: fisioterapia, psicologia, farmácia, educação física, enfermagem, nutrição e odontologia. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e atualmente o serviço atende a 27 municípios das regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios Extremo Sul Catarinense (Amesc).

O atendimento especializado é destinado aos casos mais graves da síndrome, e os pacientes são acompanhados mesmo após receberem alta, recebendo orientações do Ambulatório. Inicialmente, o serviço atendia pacientes do município de Criciúma, mas desde setembro de 2021 foi expandido para atender também outros municípios.

A fisioterapeuta Kálita Silveira Nunes destaca a importância dessas iniciativas para mostrar às pessoas que é possível ter qualidade de vida mesmo convivendo com a fibromialgia.

“Nosso principal objetivo é demonstrar que é possível alcançar uma qualidade de vida satisfatória mesmo diante dos desafios impostos pela fibromialgia. Aproveitamos esta ocasião para promover a divulgação dos nossos serviços e destacar algumas das atividades realizadas durante os atendimentos, incluindo as Práticas Integrativas e Complementares (PICs)”, comentou a profissional.

“Estas práticas englobam uma variedade de abordagens terapêuticas que visam o bem-estar integral do paciente, complementando os tratamentos convencionais e contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida e no gerenciamento dos sintomas da fibromialgia”, acrescentou Kálita.

Sobre o Amasf

O Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia é resultado de uma parceria entre a Universidade, a Prefeitura de Criciúma e a Câmara de Vereadores, representando um projeto colaborativo e dedicado ao cuidado integral dos pacientes.

“Aqui, cada indivíduo é atendido por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por profissionais especializados”, disse Carine, informando ainda que o Amasf é referência nacional, tanto que está servindo de exemplo para outros estados, levando informações e apresentando os trabalhos realizados.

O Asmaf se destaca pela sinergia entre clínicos e especialistas de diversas áreas da saúde, que trabalham de forma integrada e coordenada visando o tratamento e a recuperação dos pacientes com fibromialgia.

O foco principal é melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade dessas pessoas, proporcionando cuidados abrangentes e personalizados. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, garantindo acesso regular e contínuo aos serviços de saúde oferecidos pelo ambulatório.

Programação

13 de maio – Ação em Saúde com a equipe do Amasf e centros acadêmicos, das 8 às 11h e das 13h às 16h. Orientações acerca da Fibromialgia; Educação em Saúde; e Práticas Multidisciplinares. Local: recepção das Clínicas Integradas da Unesc.

14 de maio – Roda de Conversa com a equipe do Amasf e convidados, das 13 às 17h. Tema: Conflitos Familiares: Compreendendo os Padrões e Rompendo os Ciclos. Local: Auditório Bloco S.

16 de maio – Palestra com a equipe do Amasf com o tema: Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia e a Enfermagem no Manejo do Paciente. Local: cidade de São José.

18 de maio – Ação em Saúde com a equipe do Amasf, das 8 às 12h, em Nova Veneza. Orientações acerca da Fibromialgia; Educação em Saúde; e Práticas Multidisciplinares.

21 de maio – Roda de Conversa com a equipe do Amasf e convidada, das 13h às 17h, no Auditório do Bloco S, na Universidade. Tema: Impacto da Nutrição e da Saúde Intestinal na Qualidade de Vida da Pessoa com Fibromialgia.

24 de maio – Palestra com a equipe do Amasf, em Indaial. Tema: Interações Medicamentosas e o Impacto na Saúde da Pessoa com Fibromialgia.

Topo