Educação

Luciane Bisognin Ceretta recebe Mérito da Educação Comunitária, em Brasília

Luciane Bisognin Ceretta recebe Mérito da Educação Comunitária, em Brasília
ASSESSORIA UNESC

Honraria foi concedida na Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias com o Ministro da Educação Camilo Santana.

A quinta-feira, dia 3 de agosto de 2023, entra para a história da Unesc e da carreira da reitora Luciane Bisognin Ceretta. Nesta data, Luciane recebeu o Mérito da Educação Comunitária, concedido pela Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, em Brasília.

Liderança estadual na defesa das instituições de cunho comunitário e atualmente presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane foi homenageada entre 16 personalidades nacionais na 49ª Assembleia Geral Ordinária da Abruc. O evento celebra os 10 anos da promulgação da Lei 12.881/13, a Lei das Comunitárias.

“Recebo este reconhecimento com alegria. A Lei que completa dez anos em 2023 é um grande marco para as nossas universidades, pois regulamentou nossa atuação, permitindo que possamos reinvestir recursos a bem das nossas comunidades e, assim, ampliar a nossa atuação na busca pelo desenvolvimento socioeconômico da nossa sociedade”, destaca a reitora.

“Agradeço a todos que também foram agraciados com a honraria, pois a defesa das Universidades Comunitárias é feita por muitos e esta homenagem é de todos nós e representa o reconhecimento de nosso compromisso com a comunidade e com a construção de um futuro melhor para todos”, acrescenta Luciane, na semana em que celebrou também a promulgação das leis que regulamentam o programa Universidade Gratuita, projeto de significativa importância e no qual defendeu com afinco o modelo comunitário.

Reitores das universidades comunitárias brasileiras e representantes de entidades políticas, incluindo o Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Saúde, marcaram presença no evento, enaltecendo a importância das instituições comunitárias para a formação educacional do país.

Em suas palavras, o Ministro Camilo Santana enfatizou a relevância do trabalho das instituições comunitárias na formação de professores e na busca por uma educação de qualidade para os jovens brasileiros. Ele ressaltou a comemoração da data que marca a conquista do acesso ao ensino superior para muitos estudantes.

Celebrando uma década de conquistas

A Assembleia da Abruc abordou diversos temas relacionados à Educação e contou com a participação de renomados palestrantes. O presidente da Abruc, reitor Cláudio Jacoski, reitor da Unochapecó, reforçou a importância de celebrar os 10 anos da Lei.

“As comunitárias são instituições de ensino que fazem a diferença em suas cidades. Além da educação, a premissa principal é devolver a sociedade com projetos que beneficiem a todos. A Lei nº 12.881 reconheceu e deu força às comunitárias para seguirem fazendo o bem pelos estudantes e pela população. Muita coisa mudou de 10 anos para cá e comemoramos na Assembleia da Abruc”, diz.

Topo