Geral

Limpeza do Rio Urussanga: Defesa Civil de Morro da Fumaça participa da elaboração do Plano de Trabalho

Limpeza do Rio Urussanga: Defesa Civil de Morro da Fumaça participa da elaboração do Plano de Trabalho
Daiana Carvalho / PMMF

Documento servirá como base para obtenção de recursos e definição de estratégia para execução das intervenções.

A antiga preocupação enfrentada por, pelos menos, 10 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação Municípios Região de Laguna (Amurel), sobre a urgência da execução do desassoreamento do Rio Urussanga voltou à pauta. Na última sexta-feira, 16, a Defesa Civil fumacense, por meio do coordenador, Natan Felipe Souza, participou de sobrevoo de identificação realizado sobre a bacia do Rio Urussanga.

Com base no reconhecimento aéreo, será estruturado um Plano de Trabalho para que os municípios mais afetados possam pleitear por recursos para a realização de limpeza da calha fluvial. “O projeto de desassoreamento completo e a revitalização das margens da bacia do Rio Urussanga, elaborado em 2012, ultrapassa R$ 100 milhões. Considerando que este número já se encontra desatualizado e que não será de fácil viabilização, vamos adotar ações coordenadas. As intervenções serão focadas nos 17 quilômetros de curso de água que ficam entre as cidades de Içara, Jaguaruna e Sangão”, explica Souza.

O diagnóstico, realizado com o apoio da Polícia Civil/Saer, é uma contrapartida à demanda apresentada ao Governo Estadual pelo então presidente da Amrec, prefeito Agenor Coral, em outubro de 2023, após o alto volume de chuva registrado no período. “Naquele encontro evidenciamos a importância do desassoreamento e da necessidade de intervenções urgentes para evitar problemas em dias com maior volume de chuva. Com a ação de sexta-feira, avançamos mais um passo nesse importante trabalho”, destaca o Noi Coral.

A necessidade de uma análise mais ampla para a elaboração da estratégia a ser adotada foi alinhada em reunião realizada, em janeiro, entre representantes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil da Amrec e Amurel juntamente com os coordenadores da Defesa Civil de cada município. O Plano de Trabalho será elaborado pela equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) fumacense juntamente com as demais coordenadorias da região. “A atividade nos permitiu avistar os pontos que precisam de intervenção. Avistamos os mais diversos fatores: árvores caídas, bancos de areia, detritos, que limitam o escoamento do rio. Aspectos que potencializam inundações em dias de chuvas intensas”, explica.

Unindo esforços, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio de recurso destinado pelo Governo Estadual, via Transferências Especiais Voluntárias (TEVs), dará início às ações de limpeza do Rio Urussanga e dos afluentes Linha Torrens e Ronco D’Água. “Considerando os mais afetados pela chuva registrada em outubro do ano passado, nosso município é um dos menos impactados. Com base nisso, fomos contemplados com recurso emergencial de R$ 350 mil que será investido em hora/máquina para a execução de trabalhos pontuais. Após vencida a etapa licitatória que está em andamento, o valor cai na conta e os trabalhos poderão ser iniciados”, esclarece o coordenador da Defesa Civil fumacense.

O sobrevoo de sexta-feira contemplou toda a extensão do Rio, desde Urussanga até a foz, na Barra do Torneiro, e contou com a participação do coordenador regional da Proteção e Defesa Civil, Rosinei da Silveira e um representante da Defesa Civil de Urussanga.

Topo