Cultura

Lei Paulo Gustavo: Inscrição de projetos audiovisuais inicia na próxima semana em Morro da Fumaça

Lei Paulo Gustavo: Inscrição de projetos audiovisuais inicia na próxima semana em Morro da Fumaça
Beatriz Coan / PMMF – Foto: Lucas Vieira/Pixabay/Divulgação

Interessados terão o mês de agosto para encaminhar suas propostas.

Artistas em geral e produtores de audiovisual de Morro da Fumaça já podem começar a elaborar seus projetos culturais para, em agosto, participar do edital “Apoio ao Setor Audiovisual”, que irá repassar mais de R$126,8 mil para o setor. O investimento na cultura da cidade é uma ação do Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, através de recursos destinados pela Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo.

De acordo com as determinações da lei, o objetivo do edital é o fortalecimento e a retomada econômica de produções audiovisuais e culturais após a pandemia de Covid-19. “O recurso será dividido em três categorias diferentes e todas tem conexão com o audiovisual. Serão aceitos projetos para produção de curta-metragens, videoclipes, cinema itinerante, formação na área, entre outros”, explica a coordenadora do departamento, Rosângela Pagnan Maragno, a Danda.

Para o prefeito, Agenor Coral, o edital é uma ação da gestão para investir na cultura dos cidadãos. “Quando soubemos da lei, ficamos atentos e atuamos para garantir o recurso para o município. E pelo edital restringir as participações para moradores ou empresas e grupos culturais instalados na cidade, certificamos que o investimento na cultura é para os fumacenses”, evidencia.

O apoio ao setor audiovisual da cultura de Morro da Fumaça é fundamental, conforme o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo. “Além de enriquecer e fortalecer a cultura da cidade em si, este apoio é fundamental para estimular os moradores a explorarem o setor profissionalmente. Isso pode resultar em novos empreendimentos, diversificando ainda mais a economia do município”, comenta.

Como participar

As inscrições abrem no dia 1º de agosto e se encerram no dia 31 do mesmo mês. “Depois de elaborar o projeto, os interessados podem realizar a inscrição pessoalmente, no Departamento de Cultura e Turismo, ou virtualmente, enviando a documentação exigida para o e-mail cultura@morrodafumaca.sc.gov.br”, explica a coordenadora. O departamento fica no Centro Cultural, localizado na Rua Nereu Ramos, nº 89, Centro de Morro da Fumaça.

As participações do edital são abertas a qualquer agente cultural, com mais de 18 anos, residente do município e com atuação comprovada no setor cultural, seja como pessoa física ou jurídica. “Destacamos que a pessoa inscrita como proponente não pode exercer apenas funções administrativas, no caso de pessoa jurídica ou coletivos. Ela precisa ter uma função ligada à gestão cultural, seja como criador, diretor ou outro”, detalha Danda.

Na inscrição, devem ser entregues a declaração do proponente, o formulário de inscrição, autodeclaração de não impedimento de contratação com o poder público, o portfólio do proponente, entre outros documentos. “No projeto entregue deve conter informações como a descrição e os seus objetivos, qual o público alvo e o local onde será feito, o cronograma de execução e a planilha orçamentária, entre outros detalhes”, destaca a coordenadora.

Categorias e escolha do projeto

O apoio foi dividido em três categorias do audiovisual e, ao todo, existem vagas para 14 projetos. A principal categoria possui 10 vagas e irá apoiar a produção de obras audiovisuais de curta-metragem, videoclipe ou de desenvolvimento de roteiro para curtas ou médias-metragens.

Já as outras duas categorias são para projetos de cinema itinerante ou de rua e, a terceira, para apoio aos cineclubes ou à formação audiovisual, onde o proponente deve desenvolver uma oficina para a comunidade.

A escolha dos projetos será feita pela comissão, instituída por decreto municipal, através de seis critérios de avaliação pré-estabelecidos. O resultado final será divulgado no dia 19 de setembro. Mais detalhes e informações estão disponíveis no edital.

Topo